Todos os dias, antes de dormir, tento repassar meu dia e planejar o próximo. Nem sempre é possível, é claro, mas ao fazer isso consigo diminuir significativamente o caos do dia seguinte. O planejamento diário, para muitos, pode parecer querer engessar as escolhas, tomar a liberdade de decisão, mas o fato é que, quando organizamos nossa agenda, sobra muito, mas muito tempo livre.

Quando passei a usar a agenda para organizar meu dia, além do tempo extra, também consegui administrar uma coisa muito comum nos dias de hoje: a ansiedade. Já diz o ditado: tristeza é excesso de passado, ansiedade é excesso de futuro. Nesse caso, um futuro desorganizado.

Existem poucas coisas no seu dia que você realmente precisa fazer, que são de extrema importância e caracterizam os 20% de impacto significativo. O resto é quase totalmente desperdiçado tentando executar esses 20%. Quando organizamos as tarefas em uma agenda, definimos horário de execução dessas 20% e o resto do tempo se torna livre, literalmente. Você poderá fazer o que quiser e, claro, indico altamente utilizar esse tempo extra para desenvolver novas habilidades.

Disciplina é uma palavra que deveria estar no vocabulário de todos aqueles que desejam melhorar sua performance no dia a dia. Seja executando todas as tarefas que deveria fazer, ou conseguindo ter mais tempo para se dedicar ao que realmente importa. E, com a disciplina, naturalmente vem a alta performance. É aquele “a mais” que você terá, que vai diferenciá-lo do cidadão comum.

Faça da agenda sua melhor amiga e ela lhe dará liberdade, foco e disciplina. E, com a soma desses três fatores, você desencadeará os resultados mais impactantes que poderia ter na sua vida. Não deixe para depois o que você pode executar hoje. Faça o que deve ser feito e, então, realmente aproveite sua vida com o que é realmente importante: você.

Quando você passa a ter esse desempenho, tudo muda, tudo melhora e então poderá também se dedicar a auxiliar aqueles que ama, seja sua família ou amigos. Você se tornará uma pessoa exemplar e, assim, também servirá de inspiração para aqueles que o rodeiam. Sendo uma pessoa melhor, você tende a melhorar tudo à sua volta. Então eu pergunto: o que o impede de começar a melhorar hoje mesmo?

Deixe seu comentário