Esse fim de semana, conversando com um amigo, concluímos que existem algumas atitudes que destroem a vida de uma pessoa tão rapidamente quanto um pensamento. E, de fato, são coisas simples. Daria para fazer uma lista enorme de atitudes que levam uma pessoa à ruína, mas me propus aqui a trazer apenas cinco. Talvez não as piores, mas certamente as mais comuns. São elas:
– Vício: E o vício tem diversas faces. Nem sempre são as drogas proibidas, ou mesmo as liberadas, como cigarro e álcool. Muitas vezes, são vícios em jogos, em adrenalina, e até mesmo em comida. O vício tem diversos aspectos e todos eles são compulsórios e destroem a vida de uma pessoa num piscar de olhos. Existe algo sem o qual você não vive?
– Gastar o que não tem: Acredite, muitas pessoas são assim: gastam o dinheiro que não têm. Têm compulsão por gastar, por comprar, e sentem que só ficam felizes quando gastam dinheiro (mesmo sem tê-lo). Conheço pessoas que não podem sair de uma loja sem levar nada. E, quase sempre, nem sequer precisam; fazem isso pelo simples fato de se sentir bem gastando. Poderia unir esse ponto ao anterior, pois também é um vício. Você é amigo do seu dinheiro ou não vê a hora de se livrar dele? Quanto tempo o dinheiro fica com você?
– Muitas dívidas: “Ah, mas pobre não consegue nada sem fazer dívidas”. Concordo: pobre de conhecimento. Conhecimento é libertador; e ter controle das próprias finanças pode ser aprendido facilmente, e de graça. Ter dívida é, na maioria das vezes, uma escolha de prioridades. Qual a sua prioridade? Trabalhar até morrer ou construir sua aposentadoria?
– Não ter sonhos e objetivos claros: Já dizia o Gato de Alice no País das Maravilhas: “para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”. E “qualquer caminho” leva você, muitas vezes, aonde não queria ir. Defina um objetivo para sua vida. Deve existir algo que você queira muito fazer ou ser. Foque somente nisso e entre de cabeça. Seja obcecado pelo seu objetivo. O que você mais quer fazer da vida? E por que não começou ainda?
– Relacionamentos tóxicos: Conheço muitas pessoas que mantêm relacionamentos com outros que são extremamente tóxicos pelo simples motivo de ter medo de ficarem sozinhas; mas acredite, nesse caso, você já está sozinho. Não tem apoio nem companheirismo naquilo que quer fazer ou ser. Afaste-se de pessoas que agem na sua vida como uma bola de ferro presa no seu pé. Quem ama você quer que seja bem sucedido e vai apoiar você em tudo. Conte na sua mão as três pessoas mais tóxicas que você conhece e responda: por que ainda não se afastou delas?
Vê como são atitudes simples? E todas elas levam à ruína. Quantas dessas atitudes você pratica todos os dias? A resolução delas é muito fácil. Basta apenas uma decisão definitiva e tudo muda. Uma pequena mudança pode trazer resultados excepcionais. Arrisque-se a mudar. O que você pode fazer hoje para mudar pelo menos uma dessas atitudes?