Ingredientes:
– 4 xícaras de água (ou caldo de legumes, se você preferir fazer o seu);
– 2 quadradinhos de caldo de legumes ou de cogumelo;
– 1 colher de sopa de salsa desidratada;
– 2 colheres de sopa de azeite;
– 200g de cogumelos em cubos;
– Sal e pimenta do reino a gosto;
– 1 pedaço médio de alho-poró em rodelas;
-1 xícara de arroz arbóreo (específico para risotto);
-1/4 xícara de vinho branco seco.

Modo de preparo: leve ao fogo a água, os cubinhos de caldo e a salsa. Vá mexendo até dissolver e mantenha em fogo baixo durante todo o preparo da receita, esse caldo não pode ser usado frio. Em outra panela, coloque uma colher de sopa de azeite, os cogumelos e adicione um pouco de pimenta do reino e sal. Vá mexendo por 5 ou 6 minutos até o cogumelo soltar um caldinho e ficar cozido. Reserve.
Na mesma panela, use o restante do azeite e refogue o alho poró. Mexa para ir desmanchando e, em seguida, coloque o arroz (não é para lavar o arroz) e mexa por um minuto. Adicione o vinho e mexa até o arroz absorver todo o líquido.
Quando o arroz estiver seco novamente, adicione uma concha do caldo de legumes. Mexa até absorver tudo, coloque mais uma concha, mexa até absorver, coloque mais uma concha… assim até sobrar apenas uma concha de legumes na outra panela. Adicione os cogumelos e finalize com a última concha. Mexa até o ponto desejado e sirva.

Receita de pão de queijo vegano com mandioquinha

Ingredientes:
-2 xícaras de chá de mandioquinha picada e cozida;
-1 e 1/2 xícara de chá de polvilho doce;
-1/2 xícara de chá de polvilho azedo;
-1 colher de chá de fermento em pó;
-1/4 de xícara de chá de água;
-5 colheres de sopa de óleo;
-1 colher de chá de sal.
Modo de preparo: cozinhe a mandioquinha em panela com água até ficar macia. Escorra e amasse com um garfo até virar um purê. Acenda o forno a 210 graus. Em um bowl misture o polvilho doce, azedo, fermento e misture tudo. Em seguida leve uma panela com água, óleo e sal para aquecer. Deixe ferver. Então desligue e despeje por cima dos polvilhos. Incorpore bem até virar uma farofa, depois adicione o purê de mandioquinha e deixe formar uma massa homogênea. Modele bolinhas de tamanho médio, e coloque em assadeira anti-aderente untada. Asse por 50 minutos ou até dourar. Sirva.

Sorvete vegano de banana

Ingredientes:
– 6 bananas maduras congeladas ;
-Opcional: cacau em pó.
Modo de preparo: corte a banana em rodelas e leve para o freezer (de preferência separadinhas para facilitar na hora de bater) até que fiquem congeladas. Processe a banana congelada em um processador/liquidificador por aproximadamente 3 minutos ou até atingir uma consistência cremosa.
Opcional: processe as bananas congeladas e adicione o cacau quando elas já estiverem com consistência cremosa. Sirva logo.

Deixe seu comentário