Manter a boca hidratada evita ressecamentos. Fotos: istock
Daiana Decusatti. Foto: arquivo pessoal

Durante as baixas temperaturas, algumas pessoas podem achar que a pele tende a ficar mais hidratada e sofrer menos agressões do que durante o Verão, onde ficamos muito expostos ao sol e temperaturas elevadas. Mas, não é bem assim que funciona. Um dos melhores exemplos é a mudança da transpiração do corpo. No frio, ela diminui consideravelmente, fazendo com que a pele fique bem mais seca do que o normal. Ainda, neste período, o banho passa a ser mais quente, e isso impacta na oleosidade da pele. Mas, afinal, o que fazer para manter a pele saudável durante a estação? As dermatologistas Daiana Decusatti e Raquel Bozzetto Machado dão dicas para te livrar desta preocupação.

Raquel Bozetto. Foto: arquivo pessoal

A coisa mais comum durante esta época do ano é a troca brusca de temperatura. Por exemplo, quando após o banho, com vapor muitas vezes bem quente, se sai para outro cômodo rapidamente. “Isso agride a pele, principalmente de quem tem rosácea, que é bem comum em nossa região”, comenta Daiana. Além disso, o banho quente em si desidrata a pele. “Durante o Inverno, as baixas temperaturas somadas à baixa umidade do ar predispõem ao ressecamento. Também é comum que os banhos sejam mais demorados e com a água mais quente, o que agrava esse ressecamento”, alerta Raquel. Cuide com as temperaturas!

A primeira dica, que na verdade é uma necessidade, é a hidratação, já que o ressecamento é comum. “Fazer um intensivo de hidratação. Também digo para procurar usar creme ao invés de loção, porque o potencial hidratante é mais eficaz”, destaca Daiana. Outro ponto crucial é o uso de protetor solar. “Mesmo em dias frios, nublados ou até mesmo chuvosos existe irradiação solar, então é bom lembrar de usar”, pontua Daiana. “Utilizar nas áreas corporais que estarão expostas, como face e dorso da mãos. Mesmo sendo frio, a radiação ultravioleta do sol agride nossa pele”, acrescenta Raquel.

Para prevenir o ressecamento na pele, evite banhos quentes demais e utilize corretamente cremes. “Recomenda-se o uso de hidratantes mais intensos, aplicados sempre após o banho na pele úmida, fazendo a reparação do manto lipídico que temos na superfície da pele”, ensina Raquel.

A especialista ainda lembra que os lábios também costumam ressecar muito no Inverno, pois são expostos diretamente ao frio e ao vento. “Acrescente na sua rotina diária o uso de hidratantes labiais, inclusive na hora de dormir, para prevenir rachaduras no lábios”, explica.

A utilização de cremes corporais é um ótimo aliado durante o Inverno. Fotos: istock

E sim, a alimentação reflete na saúde da nossa pele. “O consumo de alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes trazem benefícios à pele a longo prazo. A vitamina C presente no morango, na laranja, no brócolis, na cenoura e no repolho, neutralizam os radicais livres e ajudam a prevenir o envelhecimento. Castanhas, nozes e amêndoas, ricas em vitamina E e selênio, são bons aliados para manter a pele bonita”, detalha Raquel. Outra dica é tentar manter a ingestão de água adequada para conservar a hidratação do organismo como um todo, determinando uma pele mais macia e elástica.

Deixe seu comentário