Young Woman Stretching

A temporada de frio já é normalmente um período em que ficamos mais “encolhidos”, movimentando menos o corpo. Menos saídas para caminhada, menos idas à academia e muito mais tempo gasto no sofá da sala. Se isso já era visto em anos passados, em 2020 foi amplificado pela pandemia de Covid-19. As pessoas foram aconselhadas a ficarem em casa e as possibilidades de entretenimento reduziram. E muita gente ainda está trabalhando em home office, às vezes sem nem tirar o pijama, passando horas em frente ao computador na sala de casa, praticamente não se levantando. Porém, os profissionais da saúde alertam que o corpo humano é uma máquina que não pode ficar parada, ou apresenta problemas. A prática de alongamento pode ajudar.

A fisioterapeuta Aline Führ, especializada em Saúde do Trabalhador, explica que os alongamentos são exercícios com o objetivo aumentar e preservar a flexibilidade muscular. “O alongamento promove um estiramento das fibras musculares, ajudando o nosso corpo ficar mais flexível, menos tenso. Com isso, ajuda a melhorar a postura, os movimentos das articulações, diminui as dores no corpo e melhora a irrigação sanguínea”, diz Aline. Quando praticado antes da atividade física, tem como objetivo de preparar o músculo para realização do exercício, promovendo um aquecimento muscular para melhor desempenho e prevenção de lesões e torções. “O ideal é que se realize um pré-aquecimento antes de realizar um alongamento, como por exemplo uma caminhada ou polichinelos por 5 minutos. Este alongamento inicial não precisa ser muito forçado e ao final dos exercícios você pode alongar novamente, mas tudo precisa ser avaliado pois depende do exercício que irá realizar e da sua intensidade”, detalha Aline.

Mas engana-se quem pensa que é preciso alongar apenas para outra atividade física. O ideal realizar alongamentos todos os dias. Quando é realizado pela manhã, prepara a musculatura para receber os estímulos do dia, deixando você mais disposto para realizar suas atividades diárias. Ajuda no despertar do corpo, diminuído tensões e dores. Já o alongamento realizado durante pequenas pausas no turno de trabalho é muito importante porque ele ajuda a relaxar, diminuir a tensão, combater dores nas costas e lesões relacionadas aos esforços repetitivos, além de melhorar a circulação sanguínea, combater o cansaço e a fadiga muscular.

“Durante o trabalho pode realizar os alongamentos em pequenas pausas de 5 minutos. Estes alongamentos devem ser realizados duas vezes ao dia, com o trabalhador em pé ou sentado, e cada postura deve ser mantida por pelo menos 15 segundos”, diz a especialista. Durante a prática, na qual cada postura do alongamento deve ser mantida por entre 15 e 45 segundos, você não deve sentir dor. Aline Führ destaca, ainda, que também em tempos de pandemia, é muito importante realizar exercícios físicos, mas é necessário ter a orientação dos profissionais adequados para evitar lesões. E, se as dores aparecerem, procurar a orientação do fisioterapeuta é indicado.

Deixe seu comentário