Foto: reprodução internet

As baixas temperaturas já estão chegando e com o frio alguns alimentos se tornam os queridinhos dos gaúchos. A lista é longa e inclui fondue, capeletti, mocotó, chocolate quente, entre outros. Embora essas opções sejam irresistíveis para algumas pessoas, quem reina nesse período do ano com grande vantagem de ser uma refeição 100% natural é o pinhão. Cozido, na chapa ou como ingrediente de um prato, essa semente é muito nutritiva, além de ser boa fonte de minerais e antioxidantes.

Fonte de fibras, proteínas, carboidratos e minerais importantes como o potássio, o cálcio, o ferro e o zinco, ajuda no funcionamento saudável do intestino e no controle do colesterol.

Embora seja saudável, por ser muito calórico é indicado que seja consumido com moderação, ou seja, em pequenas porções.

Foto: reprodução internet

Confira outros benefícios da semente e aproveite cada nutriente
Previne doenças: comer pinhão periodicamente pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, no controle do diabetes e do colesterol. Por ser rico em cálcio e fósforo, esse alimento ainda ajuda no fortalecimento dos ossos e, assim, é eficiente no combate à osteoporose e à descalcificação.

Fonte de energia: quando você está se sentindo cansado ou desgastado, o pinhão pode elevar a energia, pois contém proteínas e magnésio, substâncias que melhoram os sintomas de fadiga e ainda ajudam a liberar a tensão muscular.

Contra o envelhecimento: graças aos antioxidantes presentes no pinhão, esse alimento pode retardar o processo de envelhecimento, pois ajuda a remover os radicais livres do corpo.

Bom para visão: os antioxidantes também auxiliam na prevenção de doenças oculares, como a degeneração macular e catarata.

Receita de farofa de pinhão
Ingredientes
– 150 g de bacon;
– 1/2 xícara de pinhões cozidos fatiados ou picados;
– 50 g de manteiga;
– 1 cebola pequena picadinha;
– Sálvia a gosto picada;
– 1 xícara de fainha de mandioca;
– Sal a gosto.

Foto: reprodução internet

Modo de preparo
Doure o bacon, acrescente os pinhões, a cebola, a sálvia e a manteiga e refogue até que a cebola fique macia. Acrescente a farinha e deixe tostar ligeiramente. Tempere com sal.

Deixe seu comentário