o consumo adequado de água ajuda no funcionamento do organismo e evita prejuízos à saúde. Foto: reprodução internet

Quem nunca ouviu a famosa música “Água Mineral” da banda Timbalada? Entra e sai Carnaval e a canção continua fazendo sucesso. E não é por acaso: ela lembra as multidões, que se jogam na folia, de beberem bastante água para evitar as indesejáveis ressacas. Beber água é fundamental durante os dias de festas.

Exposição ao sol, excessos de bebidas alcoólicas e alimentação inadequada são algumas das marcas registradas pelos foliões no Carnaval, um problema que, somado à falta de hidratação adequada, pode ter sérios prejuízos à saúde. Para manter o organismo bem hidratado, o mais indicado é privilegiar a ingestão de água pura, além de sucos naturais, chás e frutas que ajudam a refrescar e a repor os sais minerais eliminados pelo suor.

Confira alguns motivos pelos quais a ingestão adequada de água é tão importante

Evite a desidratação
O corpo é composto por 72% de água e quando há sede, é porque ele já está desidratado. A desidratação crônica pode causar doenças e envelhecimento precoce, já que o organismo “rouba” água dos órgãos para suprir a falta do líquido nos tecidos.

Água na dose certa
Em média, uma pessoa precisa de cerca de dois litros de água por dia – o que corresponde a oito copos – para fazer o organismo trabalhar bem. No entanto, algumas variáveis devem ser levadas em consideração, como o peso e condições do ambiente de cada um.

Eliminar o cansaço
A água elimina a fadiga mais do que o café, pois quando chega o fim do dia, o corpo está desidratado e precisa de água para ter mais energia. Ao ingerir café, que é diurético, pioramos a desidratação e, consequentemente, o cansaço.

Previne cãimbras
As cãibras acontecem por que existe um desequilíbrio na quantidade de água dos músculos, por isso, beber água regularmente ajuda a manter o equilíbrio hidroelétrico e o bom funcionamento das células musculares.

Protege contra pedra nos rins
Beber muita água é a principal maneira de se proteger da formação de um cálculo no rim. Quanto mais água, mais o sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários para o organismo.

Aumenta a resistência física
Durante os desgastes físicos, a perda de água pelo suor faz com que o desempenho piore. Esse processo pode ser observado em diversas atividades onde a pessoa pode ter uma perda maior de água pela transpiração. Além da hidratação, a água ajuda a controlar a temperatura do corpo, e assim melhorar o rendimento em alguns esportes.

Livre-se dos inchaços
Quando o corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta e melhora a circulação. Beber água ao longo do dia evita que o organismo retenha sódio, responsável pelos inchaços.

Deixe seu comentário