Crédito: banco de imagens

Essa bebida probiótica tem ficado cada vez mais conhecida. Feita a partir de chá preto adoçado fermentado por bactérias benéficas ao organismo, ela é capaz de fortalecer o sistema imunológico e melhorar o funcionamento intestinal. Para fazer pela primeira vez, assim como ocorre na produção de kefir, é necessário ter uma amostra do produto pronto, o cogumelo de kombucha, também chamado de scoby. Geralmente, quem utiliza doa amostras para auxiliar quem está começando. Nas receitas o Ibiá Saúde (pág 6) você encontra o passo a passo para a primeira fermentação de kombucha.

A Kombucha tem origem na China e sabor semelhante a uma cidra espumante de maçã. É possível modificar seu sabor acrescentando chás diferentes.

Há relatos de que essa bebida ajuda no emagrecimento porque regula o apetite. Assim como qualquer outro auxílio natural, seus efeitos estão condicionados a uma mudança de hábitos em geral.

Kombucha tem efeito sobre o funcionamento intestinal. Por conter bactérias que fazem bem à saúde, ela combate outras, essas causadoras de doenças intestinais. Também colabora para o equilíbrio da flora intestinal e tem ação laxante.

Altamente energizante e desintoxicante, quem bebe kombucha regularmente recebe seus efeitos, livrando o organismo de impurezas. Sua fermentação produz ferro e esse, associado a cafeína presente no chá traz energia e vitalidade.

Deixe seu comentário