Até sexta, serviço estava disponível apenas para grupos prioritários. Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

A partir desta segunda-feira, 3, as doses restantes da Campanha Nacional Contra a Influenza estarão disponíveis para todas as pessoas. A Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), em conjunto com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), acordou em abrir a vacinação para a população em geral, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Estado está com 76,63% de cobertura vacinal, de acordo com levatamento até as 9h de sexta-feira, abaixo da meta de 90% preconizada pelo Ministério. Contudo, os municípios que não atingiram a meta de cobertura para os grupos das crianças, gestantes e pessoas com comorbidades (pacientes com uma ou mais doenças simultâneas) permaneçam priorizando estratégias de vacinação para essa população que tem maior risco de desenvolver complicações graves em decorrência da infecção pelo vírus da Influenza. Cada município deverá avaliar a cobertura vacinal para estes grupos, reservando o número de vacinas necessárias para atingir a meta de 90%.

Nas cidades da região, a vacina pode ser feita nos postos de saúde do Centro de cada município, com exceção de Montenegro, onde a imunização pode ser feita no Estratégia Saúde da Família (EFS) 1 (Germano Henke); no ESF3 (Industrial); na sede da Secretaria Municipal da Saúde (Timbaúva) e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro.

Deixe seu comentário