Fotos: reprodução internet

O fim de semana vai ser de festa pra muita gente. Seja no bloquinho, nos bailes ou até mesmo em eventos particulares, o Carnaval promete muita animação para os amantes da folia. Mas, mesmo durante os dias regidos pelo Momo, é importante tomar algumas precauções e não descuidar da saúde. Essa é uma festa esperada o ano inteiro então, é fundamental cuidar da saúde para não desperdiçar a chance de curti-la ao máximo. Afinal, se acontecer algo de ruim, é só em 2021 para curtir novamente.

Uma das maiores preocupações dessa época é em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). De acordo com uma pesquisa apresentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os dias, mais de um milhão de pessoas contraem ISTs no mundo. Com o descuido e a empolgação desses dias, a chance de transmissão dessas doenças aumenta consideravelmente. Além disso, é importante tomar outras precauções, confira:

Use camisinha
Ao curtir a folia, não esqueça do preservativo. Pesquisas mostram que o uso da camisinha vem diminuindo com o passar do tempo, principalmente entre os mais jovens. No entanto, essa é uma péssima ideia, principalmente para quem pretende aproveitar a festa e beijar muito. Caso a relação esquente, é importante estar prevenido, pois o crush pode esconder sífilis, herpes genital, gonorréia, HPV ou HIV, entre outras doenças. Além disso, o preservativo também é um ótimo método contraceptivo e, sejamos sinceros, ninguém quer ter um filho inesperado com uma pessoa desconhecida, após uma única noite de festa, não é mesmo?

Alimente-se bem
Tomar um café da manhã bem reforçado é uma ótima ideia para curtir sem correr o risco de passar mal. No almoço e no jantar, prefira alimentos leves, abuse das frutas, verduras e legumes, sem esquecer de ingerir carboidratos para dar mais energia para a folia. Embora seja tentador, evite frituras e os famosos lanches de festa. Eles não são a opção mais saudável e podem encurtar a diversão, caso não sejam manipulados com a higienização correta. Leve um lanchinho prático no bolso, como uma barra de cereais.

Use filtro solar
Se for para a praia ou para o bloquinho durante o dia, não se esqueça de abusar do protetor solar. Além dos problemas que a exposição ao sol pode causar em longo prazo, fazê-lo sem proteção é um grande risco de uma insolação imediata. E isso significa o fim da festa. Além disso, caso for para o bloquinho, evite pedrarias e fantasias com recortes que possam deixar uma marquinha com aspecto indesejado.

Descanse o necessário
Respeite os limites do seu corpo. Não queira extrapolar logo na arrancada e perder o restante da festa. Mesmo que a folia esteja boa, preste a atenção aos sinais do corpo. É importante dormir tranquilamente por, pelo menos, seis horas por dia.

Se beber, não dirija
O ideal é não exagerar nas bebidas alcoólicas. Mas sejamos sinceros: muita gente vai se esbaldar até terça-feira. Por isso, para evitar que a folia vire uma tragédia, a regra é clara: se for beber, opte por transporte público, táxi, aplicativos ou eleja um motorista da rodada.

Beba muita água
Certamente você vai ingerir bebidas alcoólicas, dançar, cantar, beijar e pular muito. Isso faz com que o corpo perca muito líquido, por isso, hidratar-se constantemente é importantíssimo para a saúde. Beba bastante água e, ao sinal de desidratação, procure ajuda.

Deixe seu comentário