Aula de ritmos é uma das atividades físicas especiais para o verão. Foto: Arquivo Jornal Ibiá
Professora Deise Assis de Oliveira revela que a procura a partir do início da primavera é grande. Foto: Arquivo Pessoal

A chegada da Primavera e o aumento das temperaturas fazem com que a disposição para praticar atividade física comece a reaparecer. Embora existam várias alternativas de exercícios físicos nas academias, as atividades fora do comum, aquelas que ajudam a perder calorias de forma divertida são as que chamam a atenção do público. Para Deise Assis de Oliveira, profissional de Educação Física da Intense Academia, a preocupação com a parte estética faz as pessoas procurarem diferentes modalidades. “Normalmente, quando o clima esquenta, há uma maior procura por qualquer atividade física, já que o Verão é sinônimo de menos roupas e também porque se sentem mais dispostas a saírem de casa. Mas há também quem não goste de treinar no Verão, pois sentem-se mais preguiçosos e indispostos, acredito que pela predisposição de uma pressão arterial baixa.”

O Crossfit reúne diferentes exercícios para queimar mais calorias em menos tempo. Foto: Reprodução internet

Ainda que musculação e corrida sejam as atividades em que há mais adeptos, a educadora física acrescenta que algumas modalidades também caem no gosto do público. “A zumba continua sendo a aula queridinha do momento. Gasta bastante caloria, envolve a turma com músicas contagiantes, e por ser uma aula em grupo, as alunas criam um vínculo de amizade que motiva a participarem das aulas. Mas claro que existem gostos e gostos. Há quem goste de treinar lutas. E são bastantes os adeptos, já que a luta proporciona muitos benefícios aos praticantes. Aqui na academia é bem divido. Há bastante procura pela musculação, mas há muita procura também pelas aulas coletivas (danças, funcional, step, localizada, etc.). Na verdade tem bastante público para todas as aulas. Cada pessoa procura a que mais se identifica.”

Para quem gosta de danças, zumba é uma das modalidades mais queridas. Foto: Reprodução internet

Grandes aliadas da saúde, as atividades físicas, se praticadas com regularidade, podem contribuir para um bom funcionamento do nosso corpo. Elas também ajudam na melhora do humor e da auto-estima, diminuem a ansiedade, o estresse e a depressão e ajudam na prevenção de doenças. Entretanto, é necessário se ter cuidado em certas situações. Pessoas com alguma limitação, como gestantes, hipertensos, pessoas com problema na coluna, quadril, joelhos e tornozelos devem receber uma atenção especial desde a escolha da atividade física a praticar até o acompanhamento na hora da prática.
Seja a modalidade escolhida de sua preferência, a regularidade é a chave para o sucesso e também para uma saúde melhor. “Aqui na academia, por exemplo, conseguimos resultados excelentes de hipertrofia, definição muscular, emagrecimento, correção postural, fortalecimento muscular, melhora da capacidade cardiorrespiratória, entre vários outros benefícios”, enfatiza a educadora física.

Para os fãs de lutas, o muay thai é a melhor pedida. Foto: Reprodução internet

Portanto, na hora de escolher a atividade física, escolha a que mais lhe agradar. Para Deise, experimentar é importante. “Conversar antes com um profissional, explicando seus objetivos, se há alguma restrição ou indicação médica, etc. O profissional vai saber direcionar e indicar as melhores atividades para cada caso, e em cima disso, a pessoa deve experimentar e dai escolher a que mais gostou!”

Atividades para você mudar sua rotina e ter um Verão mais saudável:
Zumba: A zumba mistura passos de danças como salsa, hip-hop e merengue. Uma hora de aula de zumba pode queimar até 1.000 calorias.

Jump: Com o auxílio de um mini trampolim, o jump melhora o condicionamento físico, trabalha com várias regiões do corpo, combate a celulite e queima de 600 a 900 calorias em uma aula de 55 minutos.

Crossfit: Esta atividade física trabalha diferentes regiões do corpo com exercícios de alta intensidade. 30 minutos de Crossfit podem queimar até 800 calorias.

Muay Thai: Também conhecido como Boxe Tailandês, o Muay Thai ajuda a liberar as energias, fortificar as pernas, braços e costas. Apenas uma aula é capaz de queimar até 1.000 calorias.

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