A fruta possui cálcio, potássio e também vitaminas, dentre elas a C

Composto por cerca de 80% de água e por uma quantidade moderada de açúcar, o melão é uma das frutas que mais fazem bem ao corpo. Ele tem um casca grossa e uma polpa espessa, que permite que seja utilizado tanto para sucos como para sobremesas.
Os benefícios do melão são os mais diversos. A fruta possui cálcio, potássio e também vitaminas, dentre elas a vitamina C, que atua como antioxidante. Além disso, também é uma fruta hidratante, e devido ao seu alto tear de água, tem efeitos diuréticos. Possui ainda bioflavonoides, que são antioxidantes e anti-inflamatórios, entre outros. Confira as vantagens de inserir a fruta no cardápio:
-Auxilia com efeito diurético;
-Controle de pressão arterial;
-Efeito levemente laxante;
-Ajuda na manutenção do peso saudável (podendo ser inserido em dietas);
-Ação antioxidante no organismo;
-Fortalece o sistema imunológico;
-Participa da formação de colágenos;
-Participa da formação de ossos;
-Participa da formação de glóbulos vermelhos;
-Facilita absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal.

Como escolher o melhor melão
Para realizar a escolha no momento da compra, e preciso observar a cor da casca, e dar uma leve pressionada na parte inferior do melão, do lado oposto à haste. Se ele ceder um pouco, significa que está no ponto. Se a casca está pegajosa, com manchas úmidas e pouco consistente, o melão já está passando do ponto.

As melhores safras de melão ocorrem na primavera e início do verão. No nosso pais a safra vai de outubro a janeiro, e dezembro é considerado o melhor mês para comprar a fruta, tanto por sua qualidade quanto pelo melhor preço.

Taças de melão com crumble de amêndoa e coco tostado
Para o crumble:
-150 gr de bolachas champanhe;
-4 colheres de sopa de amêndoa triturada;
-4 colheres de sopa de coco tostado adocicado (se não encontrar, use o coco ralado cru);
-4 colheres de sopa de manteiga derretida.
Para o creme do pudim:
-2 iogurtes naturais sem açúcar;
-2 a 4 colheres de sopa de mel;
-400 gr de melão + bolinhas a gosto para decorar;
-4 folhas de gelatina incolor;
-500 ml de leite;
-Coco ralado tostado;
-Folhas de hortelã para decorar.
Modo de preparo: Na picadora ou processador de alimentos deite as bolachas partidas em pedaços, a amêndoa, o coco e a margarina ou manteiga. Triture até obter um crumble. Deite 3 a 4 colheres de sopa do preparado em cada taça de vidro e calque ligeiramente (não gaste todo o crumble aqui, reserve o resto).

Faça o creme/pudim. Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria até estarem hidratadas (cerca de 5 minutos). Retire a casca ao melão, corte em cubos, coloque-o no processador de alimentos. Junte os iogurtes, o mel e triture tudo até ficar uma espécie de batida. Reserve numa taça. Aq

ueça o leite no microondas e deite lá as folhas de gelatina já hidratadas, misture até se dissolverem totalmente. Junte esta mistura ao preparado de melão. Com muito cuidado deite esta mistura em cima do crumble (cerca de 3 conchas por taça). Leve ao frigorífico até o creme solidificar numa espécie de pudim.

Retire do frio e deite uma colher de sopa de crumble em cada taça. Coloque 3 bolinhas de melão em cada dose, polvilhe com coco ralado tostado e decore com hortelã. Sirva bem frio.

Deixe seu comentário