Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou a comercialização dos novos medicamentos no território nacional. Foto: Banco de imagens

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou essa semana a liberação de tratamentos para casos de asma grave, além de medicamentos para casos de câncer de mama e de próstata. A inclusão de indicação terapêutica do medicamento Xtandi (enzalutamida) para o tratamento de homens com câncer de próstata não metastático resistente à castração. O produto será comercializado na forma de cápsula gelatinosa, com 40 miligramas (mg). Já o Kisqali (succinato de ribociclibe) é indicado para o tratamento de câncer de mama localmente avançado ou metastático em mulheres na pós-menopausa. O Cinqair (reslizumabe) foi liberado indicado como terapia adjuvante de manutenção em adultos com asma grave.

O Xtandi tem registro na Anvisa desde dezembro de 2014, com indicação aprovada como antineoplásico para o tratamento de câncer de próstata metastático resistente à castração, em adultos que são assintomáticos ou ligeiramente sintomáticos, após falha de terapia de privação androgênica. Também tem uso aprovado para tratamento de câncer de próstata metastático resistente à castração em adultos que já tenham recebido terapia com docetaxel. Segundo a agência, estudos realizados pela indústria apontam que o Xtandi apresentou melhora na sobrevida livre de metástases. Testes indicaram que o medicamento reduziu em 70,8% o risco de agravamento da doença quando comparado a um placebo – comprimidos sem a fórmula.

O Kisqali será comercializado na forma de comprimido revestido, com 254,4 miligramas (mg) de succinato de ribociclibe (200 mg de ribociclibe), fabricado por uma empresa de Cingapura. Já o Cinqair é produzido pnos EUA e está enquadrado como produto biológico novo. É indicado, por exemplo, para quando o quadro clínico for inadequadamente controlado com o uso de corticosteroides inalatórios, em doses média a alta, associado a outro medicamento para tratamento de manutenção. Ele não deve ser utilizado para tratar sintomas agudos da asma ou exacerbações agudas.

Deixe seu comentário