O Setembro Amarelo incentiva a prevenção ao suicídio

Não é de hoje que os profissionais da área de saúde mental discutem a necessidade de ampliar a prevenção e o acesso ao tratamento de transtornos em jovens. Em meio à campanha Setembro Amarelo – pela prevenção aos suicídios – o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou, em evento na Câmara dos Deputados, sobre a necessidade de qualificar o atendimento às pessoas com transtornos de saúde mental. Durante o Simpósio Nacional de Prevenção do Suicídio e Automutilação, promovido pela Frente Parlamentar de Prevenção do Suicídio e Automutilação e pela Comissão de Seguridade Social e Família, Mandetta explicou que está sendo discutindo um espaço de saúde mental especializado ao público adolescente.

“A infância e a adolescência passaram por um impacto que foi o surgimento da internet. Há um mundo virtual e um real. Hoje estamos lindando com um bullying global e isso gera uma pressão no nosso jovem brasileiro’”, citou o ministro da Saúde. “A criança brasileira é uma das que mais passa tempo em frente às telas e isso é fator de estresse mental”, completou. Neste sentido, o Ministério está debatendo a criação de Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) com foco no adolescente, que promoverá inclusive a busca ativa dos jovens nas escolas e nas comunidades, como forma de acolhimento deste público
“É um local vocacionado para gerar política de saúde mental para criança e adolescente, já que temos observado um aumento da automutilação nesta idade”, enfatizou. Ministro Mandetta também reforçou que o Ministério da Saúde está “se preparando para reorganizar todo o sistema de teleatendimento para termos um serviço mais qualificado, onde possamos dar um melhor suporte, aumentando a inserção do profissional de educação física para trazer esporte e atividade física na saúde pública”.

A assistência às pessoas com transtornos mentais acontece de forma integral e gratuita em diversas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil, conforme a necessidade.

Deixe seu comentário