O Verão pode até ser a estação mais aguardada do ano pela grande maioria da população, mas exige alguns cuidados para não comprometer sua saúde. Praia, piscina e viagens animam os brasileiros, porém, oferecem riscos por excessos na exposição ao sol, por exemplo. Devido ao aumento das temperaturas, radiação solar e desidratação, alguns cuidados com a saúde devem redobrados. Confira:

1 Beba muita água: nesta época do ano, nosso organismo tende a perder mais líquidos e sais minerais, já que transpiramos em maior quantidade para manter a temperatura do corpo controlada, o que pode causar distração. A indicação é consumir pelo menos 2 litros de água, evitando substituí-la por chás, sucos ou chimarrão. Eles não hidratam da mesma forma. E cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas

2 Invista numa alimentação de qualidade: no Verão é mais fácil se adaptar à comida saudável. A maior parte das pessoas aceita melhor a ingestão de frutas e saladas quando o clima é quente. Por isso, aproveite e crie bons hábitos. Esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais, que fornecem um reforço necessário para o organismo, evitando várias doenças.

3 Evite o sol das 10h às 15h: ok, todo mundo quer chegar ao final do veraneio com a cor do Verão. Mas é necessário paciência para conquistar o bronze desejado sem ferir a pele. O horário do meio-dia é o período de maior radiação solar, por isso é bom evitar ficar exposto ao sol. Os riscos de queimaduras e câncer de pele aumentam muito em quem não respeita o horário.

4 Use protetor solar: utilize o protetor sempre 20 minutos antes de sair de casa. Além disso, ele deve ser reforçado a cada duas horas, principalmente se você estiver na praia ou na piscina.

5 Abuse dos acessórios: chapéus, bonés e óculos são muito bem-vindos. Sapatos abertos e roupas leves também são aliadas, de preferência as roupas claras, que ajudam a evitar a radiação solar, evitando doenças.

6 Cuidado com a comida de praia: milho verde, pastel, camarão, porções de peixe, batata-frita, espetinhos, queijo-coalho, sorvetes e picolés, sanduíche natural. Tudo uma delícia e vendido na beira do mar. O problema é que ninguém sabe qual a procedência, nem a quanto tempo o ambulante está caminhando pela areia fervente carregando a comida. Então muito cuidado com o que compra. E fique de olho nas condições de higiene dos quiosques também.

Deixe seu comentário