Ele já foi campeão de vendas por quase 30 anos, saiu um pouco de cena por não ter acompanhado as rápidas transformações do mercado automotivo, mas é visto em qualquer esquina da cidade. O Gol, símbolo de robustez, é visto em qualquer esquina de Montenegro em suas mais variadas versões. Não é à-toa que o hatch inaugura mais um marco histórico: chegou a oito milhões de unidades produzidas do Brasil. No primeiro semestre desde ano, ficou em quinto lugar em vendas, com 36.209 unidades.
No mercado desde 1980, o Gol é o carro mais produzido, mais vendido e mais exportado da história do mercado nacional. Nenhum outro veículo brasileiro chega nem perto de marcas tão impressionantes. “O Gol é o maior sucesso da história da indústria nacional por sempre ter se reinventado, traduzindo o gosto dos brasileiros em suas inovações. Ele está em todos os locais do Brasil: nas grandes cidades ou nas estradas de terra distantes. É um carro versátil, com robustez e qualidades comprovadas”, destaca David Powels, presidente da VW América do Sul.
O gerente da vendas da VW Comauto, Tiago Rambo, observa que o Gol é ideal para o mercado em que a concessionária atua. “Ele é um consagrado vencedor da Volks, dono de inúmeros títulos e liderança em vendas por dezenas de anos. Na Comauto não é diferente, pois tem tudo a ver com o cliente da região. É robusto, econômico e, agora, mais do que nunca, conectado. O design interior é de um nível que pouco se vê na categoria. Com sua linha de motores 1.0 três cilindros e 1.6, o Gol faz frente nas vendas de Montenegro e região.”
Dos oito milhões de Gol fabricados ao longo desses 37 anos, 6,6 milhões de unidades ficam em território nacional, enquanto 1,4 milhão foram exportadas para 60 países de vários continentes. Na vizinha Argentina, ele lidera o mercado em vendas. No Exterior, também é sucesso no México. Enfileirados, todos esses Gol seriam mais do que suficientes para uma volta ao mundo.
Em março deste ano, o Ibiá Motores avaliou um Gol na versão Track e verificou que o modelo teve evolução significativa em design, mas não abriu mão de sua antiga fama de ser pau para toda obra. O motor 1.0 de se saiu bem, pois deixou o carro mais esperto.
Saiba mais
— Para fabricar tantos Gol, a Volkswagen conta com duas unidades produtivas no País: Taubaté, no interior paulista, onde o modelo número 8 milhões foi fabricado, e a Anchieta, em São Bernardo do Campo, também em São Paulo, onde divide a linha de produção com a Saveiro e Saveiro Cross.
— O hatch começou a ser fabricado em 1980, na fábrica de Taubaté, totalizando aproximadamente 4,9 milhões de unidades produzidas ali. Já a Anchieta passou a fabricar o modelo em 1994 e até hoje já produziu mais de 3,1 milhões de unidades do Gol. Porém, em São Bernardo, ele sairá das linhas de produção para dar lugar ao Polo e ao Virtus.
— O ritmo de produção é frenético: a cada 60 segundos, um Gol é fabricado no Brasil.