Stepway, o Sandero bom de estrada

A estrada Valeriano Alfredo Colling, na zona rural em Capela de Santana, foi barbada para o Sandero Stepway. Embora estivesse seca quando o Ibiá Motores rodou por lá para testá-lo, havia outros obstáculos, como buracos, desníveis, areia, pedras soltas e valetas causadas pela erosão, condições que permitiram rodar sem maiores preocupações, porque o Renault tem suspensão mais alta e robusta. São 19 centímetros de altura em relação ao solo.

Cedida pela Renault do Brasil, a unidade testada é ano 2016, modelo 2017, cujo preço zero quilômetro é a partir de R$ 60,7 mil.

É preciso ressaltar que vias de chão batido são o limite máximo para o hatch, que tem um visual off-road proeminente, mas é mais indicado para vias pavimentadas — sobretudo as com pavimento irregular e malconservado, que são abundantes em diversos bairros de Montenegro, como o Santo Antônio e o Progresso, por exemplo. É que ele é mais alto do solo em relação às demais versões e, com isso, encara a buraqueira com maior valentia. No entanto, as irregularidades do piso teriam melhor absorção se os pneus, que vêm de fábrica com as medidas 205/55, aro 16, fossem um pouco mais altos. Em algumas versões do SUV Duster, por exemplo, os pneus são 215/65, o que favorece a rodagem sob condições ruins.

Ao volante, o Stepway revela facilmente um de seus pontos fortes: suspensão. O conjunto proporciona uma sensação de estabilidade muito boa em rodovias, até mesmo em curvas. Apesar de o carro ser mais elevado, a carroceria não balança para os lados, o que favorece o domínio da direção e não traz surpresas desagradáveis a quem está no volante.

Outra percepção é que haveria maior conforto aos ocupantes se a Renault colocasse bancos mais macios. Revestidos em couro sintético, eles possuem rigidez em excesso. Mas outra característica notável do hatch aventureiro, e que vai fazer você “rever conceitos” em relação ao comportamento dinâmico de todos os Sandero anteriores, é o novo motor SCe 1.6 16V, que desenvolve 115 cv (gasolina) e 118 cv (etanol) — potência mais do que suficiente, seja no arranca e para da área urbana, seja nas rodovias. Ao longo da ERS-240, de Montenegro até o pedágio de Portão, as ultrapassagens em faixa simples se mostraram facilitadas graças a esse bom desempenho. O mesmo se pode dizer das retomadas e de trechos em aclive, pois o motor está sempre “cheio”, com fôlego. A sensação de bem-estar a bordo se completa com a boa posição de dirigir, mais alta, favorecendo a visibilidade.

O sistema Stop&Start ajuda sensivelmente na redução do consumo. Ao longo da rua João Pessoa, onde praticamente todos os cruzamentos têm semáforo, o Ibiá Motores verificou o bom funcionamento dessa tecnologia, que desliga o carro sempre que para e fica em ponto morto e, depois, o liga em um a dois segundos, quando o motorista solta a embreagem para andar. Mas na rua João Pessoa, por exemplo, o liga-desliga em cada quadra torna-se um pouco chato, ainda mais se você está com o ar-condicionado ligado, porque ele para de funcionar. Neste caso, a saída é pressionar o botão do Stop&Start no painel para desligá-lo.

Câmbio macio e engates curtos
O câmbio de cinco marchas do Stepway tem engates fáceis e curtos, o que contribui para uma condução dinâmica em situações de trânsito mais carregado. A alavanca, porém, é longa. A direção é hidráulica, então o consumidor habituado com assistência elétrica, bem mais leve, poderá achá-la um pouco pesada, principalmente em manobras de estacionamento.

Merece destaque positivo o amplo espaço interno, que surpreende para um automóvel hatch. Os passageiros do banco traseiro, por exemplo, têm um bom espaço para as pernas e não sentem o inconveniente de um túnel central alto, aquele entre os bancos dianteiros. Nas ruas, nota-se que o design do aventureiro da Renault caiu bem no gosto dos brasileiros em função de seu estilo, que, na dianteira, possui para-choque que lhe confere personalidade e, ao mesmo tempo, transmite força. Os faróis com máscara negra, junto dos faróis de neblina, completam o conjunto. Nas laterais se destacam os contornos dos para-lamas dianteiros e traseiros, ligados pela saia lateral também em preto. Atrás, se destacam as lanternas com máscara negra e os refletores no para-choque. Para completar, barras do teto com o acabamento em duas tonalidades conferem sofisticação e robustez.

O Stepway em números
Porta-malas: 320 litros
Peso: 1.102 quilos
Comprimento: 4,06m
Largura: 2,59m
Altura do solo: 19 cm
Consumo: 9,6 km/l urbano e 11,4 km/l (gasolina), que lhe conferiu nota A do Inmetro
Economia em relação ao motor anterior: até 21%
Torque: 16 kgfm, seja com gasolina ou etanol
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,3 segundos
Retomada de 60 a 100km/h: 9,2 segundos
Garantia de fábrica: 3 anos ou 100 mil km (vale o que ocorrer primeiro).
Revisões: a cada 10.000 quilômetros

Novo propulsor 1.6 SCe desenvolve 118 cv com etanol e 115 cv com gasolina e consome menos que o anterior

Novo motor fica mais potente e consome menos
O destaque do motor 1.6 SCe é o maior desempenho e o prazer ao dirigir. Em relação ao antecessor, o novo elevou a potência máxima de 106 cv para 118 cv, com etanol — um ganho de 11,3%. Com gasolina, a potência avançou de 98 cv para 115 cv, aumento de 17,3%. O torque também é maior no novo motor: 16,0 kgfm, seja com gasolina ou etanol.

O duplo comando de válvulas variável na admissão garante maior torque desde as baixas rotações, o que proporciona maior prazer e transmite mais segurança ao condutor.

Os números de performance do 1.6 SCe chamam a atenção. O Sandero, por exemplo, acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos (ganho de 3,7s em relação ao antigo motor). A retomada de 60 a 100km/h está quase 4 segundos mais ágil (9,2s).

Tanto o Sandero quanto o Logan equipados com esse propulsor e mais o câmbio automatizado Easy’R passam a oferecer controle eletrônico de estabilidade (ESP) e assistente de arrancada em subidas (HSA), que é acionado quando o carro se encontra em uma inclinação superior a 3°. Conforme a Renault, as duas tecnologias visam maior segurança e prazer ao dirigir.

Assim como o 1.0 SCe, o 1.6 SCe utiliza corrente de distribuição no lugar de correia, que dispensa a troca. Traz ainda sistema de acessórios com acionamento através de correia elástica (sem polia tensora), que garante baixo custo de manutenção.

Multimídia: prática e completa
Denominada Media Nav, a central multimídia do Sandero Stepway exige o cuidado de se evitar o uso com o carro em movimento, porque leva a um desvio do olhar um pouco maior do que o normal devido à posição em que se encontra. Feita essa ressalva, a tecnologia é bastante funcional e de fácil leitura. A função de sintonizar as emissoras de rádio exige um pouco mais de familiaridade com o sistema. A busca pelas estações é feita com toques na tela ou por uma alavanca de comando que fica “escondida” atrás do volante. Com o tempo você se habitua.

Conectividade define o Media Nav, porque reúne GPS, Bluetooth e rádio. Usuários de iPhone podem utilizar as facilidades do aplicativo Siri já em português, que capta o comando voz do motorista e faz a busca de músicas e pessoas da lista de contatos sem tirar as mãos do volante. Ponto para a segurança.

O sistema conta com diversas funções: GPS com navegação nos mapas Here, em que as informações de localização são atualizadas de maneira contínua através de ondas de rádio, o que dispensa conexão com internet para recebimento dos dados; música com sistema streaming de áudio para conectar seu iPod, smartphone ou MP3 Player nas entradas USB, auxiliar ou pelo Bluetooth; telefonia viva voz e acesso a contatos e histórico de chamadas; Eco Coaching, cuja tela orienta o condutor a dirigir de modo mais econômico; Eco Scoring, que avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e câmera de ré integrada, um item opcional.

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