GERAL na lata, especialmente por baixo, que sente a maresia. Foto: Internet/ Fabrício Valente

Um final de semana ou dois meses na praia. Não importa! Ao retornar à rotina na cidade é bom submeter o veículo a uma revisão. Em especial devido à ação corrosiva da maresia, que pode afetar componentes importantes e essenciais para a segurança do automóvel, como o amortecedor, pastilha de freios e outros. Isso sem falar na pintura.

“A maresia acelera o processo de oxidação da lataria e das peças de metal do carro, o que inclui o conjunto da suspensão”, explica Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, fabricante de amortecedores. Para quem ainda vai pegar a estrada e seguir em direção a praia, a dica para evitar o problema é polir o automóvel antes da viagem, já que a cera atua como uma película contra a corrosão.

HASTE e retentor dos amortecedores podem sofrer danos com a entrada de areia, caso a coifa de proteção esteja rasgada. Foto: Ilustração/ Internet

Já os motoristas que estão voltando do litoral devem providenciar, o quanto antes, uma lavagem completa do carro. Esse procedimento é fundamental para evitar a danificação das peças. Especialistas recomendam que essa limpeza seja feita no mesmo dia da volta ou o mais breve possível. “A melhor forma de limpar as peças é usando shampoo automotivo ou água e sabão neutro”, afirma Caretta.

Ele explica que aqueles materiais alcalinos ou derivados de petróleo, muitas vezes utilizados por alguns estabelecimentos, devem ser evitados a todo custo, pois prejudicam os componentes de borracha. Muito importante observa que a lavagem seja realizada também por baixo do veículo, local de acúmulo devido ao contato com água salobra. O ideal é procurar serviço especializado.

Também revise o veículo após a viagem
Além da limpeza, é recomendado também que o motorista leve o carro para uma inspeção mecânica após as férias. Algumas partes do componente amortecedor, por exemplo, como haste e retentor podem sofrer danos com a entrada de areia, caso a coifa de proteção do amortecedor esteja danificada ou rasgada. “Para dirigir com segurança é importante ter certeza de que as condições de uso do automóvel estão adequadas. Agentes externos, como a areia, podem causar danos irreversíveis, comprometendo a qualidade da peça”, alerta o especialista.

Deixe seu comentário