Liderança. Tecnologia torna o modelo diferencial entre os populares
Caminhando para o quinto ano consecutivo de liderança entre os carros compactos no Brasil, o GM Onix busca ainda outra marca: entrar na histórica galeria de lendas da Chevrolet. O primeiro passo foi desbancar o Monza, tricampeão de vendas da marca (1984, 1985 e 1986). O projeto agora é manter-se no topo da lista dos mais vendidos no geral, o que já aconteceu em janeiro e fevereiro, e será estimulado com mudanças.
Para mostrar que a coisa é séria, a montadora, que já fez alterações dando uma cara nova ao popular em 2019, prepara mais novidades a partir da metade do ano. A segunda geração do hatch compacto deve trazer design ainda mais moderno. Tudo ainda é mistério, como na traseira e na dianteira, que deve ficar mais robusta com grades maiores. Também são esperadas alterações no motor. Tudo para consolidar o sucesso do modelo de entrada mais completo do mercado.
O gerente de vendas da Sinoscar Montenegro, Igor Castilhos, atribui este sucesso às inovações e ao conforto que acompanham o hatch desde seu lançamento, em 2012. O atributo principal está na tecnologia embarcada, sendo o único modelo a ser lançado com instrumentos como comando de voz acionado no volante, sistema de mídia com espelhamento de celular que permite fazer ligações e usar redes sociais e GPS, entre outros.
“Ou seja! O nosso modelo de entrada é um carro completo”, reitera o gerente. O cardápio traz atributos de série que bastante difíceis de serem encontrados em outros modelos populares no mercado hoje: opcional de câmbio manual ou automático de seis marchas (só não é encontrado na versão básica Joy 1.0), ar-condicionado, vidros elétricos, direção elétrica, air-bag e freio ABS, encosto de cabeça para terceiro passageiro no banco de trás e cinto de segurança de três pontas.
Segurança e economia
Castilhos chamou atenção ainda para o crescimento do modelo no item segurança de impacto, alcançando um conceito internacional. Após observações em testes de entidades independentes, a linha Onix recebeu reforço na barras laterais (entre portas). E a partir das séries com motor 1.4 o Onix tem roda de liga leve, sensores de estacionamento, comandos gerais no volante, mídia My Link e computador de bordo.
E quanto mais popular, mais precisa atender as necessidades do brasileiro. Tanto, que as cinco séries do modelo têm sistemas de economia de combustível. O primeiro é a própria sexta marcha que permite rodar com o motor mais aliviado. Além dela, o sistema “ecoeficiência” promove menor agressão ao meio ambiente através da redução de queima de combustível.