Modelo 2020 do Volvo VM está nas lojas com alterações de conforto e segurança. Fotos: Divulgação/ Volvo Brasil

Caminhões. Volvo inovou seu modelo que é opção no segmento de semipesados

O Volvo VM modelo 2020 já está rodando pelas estradas do Brasil. Opção no segmento semipesado, chega com novidades na cabine que melhoram ainda mais o conforto, a produtividade e o dia a dia na operação de transporte. As alterações incluem uma nova frente e novo para-choque tripartido para facilitar a substituição em pequenos reparos. “Agora não é mais preciso trocar a peça inteira, mas apenas a parte danificada”, explica Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo.

Essas alterações têm o objetivo de aumentar ainda mais a disponibilidade do VM. A mudança contribui para diminuir custos com manutenção e trazer ainda mais facilidade para o transportador e o motorista. “O VM continua sendo um caminhão pioneiro em vários atributos para garantir mais produtividade na operação”, defendeu Alcides Cavalcanti, diretor comercial da montadora no Brasil.

Já o item segurança, tão importante nas estradas, é garantido também pelas novas luzes de posicionamento. Colocadas na parte superior da cabine, as populares “Três Marias” aumentam a visibilidade do veículo. O Sistema de Proteção Frontal Anti-Intrusão (FUPS) permanece como um importante diferencial no segmento. “O VM sempre esteve na vanguarda da segurança, desde sua primeira geração, em 2003”, lembra Clovis Lopes, gerente comercial de caminhões Volvo.

Outra alteração foi a instalação de um espelho frontal maior. Este componente foi reposicionado para facilitar ainda mais o trabalho do motorista em manobras em espaços limitados e nas docas de carga, uma atividade comum nas aplicações de transporte do VM, muitas delas relacionadas à logística. Colocado mais para frente, o espelho proporciona maior visibilidade e segurança na operação.

Para o dia a dia do caminhoneiro
Para garantir mais agilidade e facilidade na rotina diária do motorista antes das viagens, a Volvo reposicionou o reservatório de água do climatizador, colocando-o sob a cabine, atrás da grade frontal. O acesso ficou mais fácil e garante mais conforto.

Ainda para facilitar a manutenção, o VM ganhou um novo acesso aos faróis. Se antes era necessária a retirada do farol, agora basta soltar alguns parafusos para chegar ao local, atrás da cobertura do degrau.

A Volvo promoveu ainda outras melhorias em diferentes pontos da cabine, por exemplo, nos paralamas, que antes eram formados por partes interrompidas e agora foram estendidos, dando um aspecto mais harmônico ao visual e reduzindo a sujeira jogada no caminhão. Também os para-barros, que eram fixos, são agora flexíveis, evitando o acúmulo de sujeira e facilitando o trabalho do motorista, que precisava lavar esta área com frequência.

Mais conforto
O segundo degrau da porta da cabine ficou protegido, impedindo o acesso de estranhos e aumentando a segurança do condutor. Com esta cobertura, aumentou o espaço para o motorista colocar um calçado ou guardar o martelo de bater pneus. O pino de reboque também ficou protegido atrás da grade frontal.

O defletor de ar agora é ajustável. O transportador pode regular a angulação na posição mais conveniente, dependendo da altura do baú. O ajuste é fácil e rápido, bastando apenas deslocar as barras instaladas para esse fim.

A Volvo também introduziu um novo para-sol. Mais leve e com um design aperfeiçoado, melhora o fluxo de ar para o defletor e traz mais aerodinâmica para a cabine. “Melhorias na aerodinâmica resultam em diminuição do consumo de combustível, um dos itens mais importantes na planilha de custos do transportador”, observa o diretor de caminhões.

Deixe seu comentário