Ka é reprovado em teste internacional de segurança

Tanto na versão hatch quanto na sedan, o Ford Ka não se saiu bem nos testes de segurança realizados pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP). O órgão classificou o resultado do exame como “extremadamente desapontador”. Nos últimos testes, o Ka mostrou rendimento particularmente baixo a respeito da proteção no impacto lateral — motivo principal da baixa qualificação de estrelas conforme protocolos de avaliação do Latin NCAP.

Terceiro veículo mais vendido no Brasil, o Ka ganhou zero estrela no quesito proteção do ocupante adulto. Quanto à segurança dos passageiros infantis, o resultado foi nota três de um máximo de cinco. O modelo foi originalmente avaliado em um impacto frontal em 2015, quando alcançou quatro estrelas para o ocupante adulto.

O Latin NCAP fez teste de impacto lateral para estimar o resultado de acordo com os novos protocolos de avaliação, instituído em 2016. O Ka apresentou desempenho pobre no teste de impacto lateral, mostrando níveis altos de lesões no peito do ocupante adulto, penetração profunda do pilar B no habitáculo e abertura da porta. “O Ka não proporciona dispositivos de absorção de energia de impacto lateral em sua estrutura nem no painel interior nas portas. Levando em conta os resultados dos testes, o Ka não foi aprovado conforme a norma básica de proteção contra impactos laterais das Nações Unidas (UN95), obrigatória na Europa desde 1995”, diz o órgão.

Últimas Notícias

Destaques