A Honda anunciou nesta semana mais um recall no Brasil por causa de airbags defeituosos da Takata. A montadora convoca um total de 34.530 unidades dos modelos Fit, City e Accord para substituir os insufladores do airbag do passageiro a partir da próxima segunda-feira, dia 30.
Esta nova campanha também se aplica aos Civic, modelo 2001 a 2002, inclusive os que já repararam o insuflador do airbag do passageiro, cuja campanha iniciou em julho de 2010. Neste caso, alguns insufladores já reparados anteriormente poderão sofrer, após longos períodos, degradação quando expostos às variações de umidade e temperatura.
O defeito encontrado na bolsa de ar pode ocasionar a projeção de fragmentos metálicos no interior do veículo no caso de acionamento do sistema de airbag, o que acontece em colisões. Estes fragmentos metálicos podem ser lançados contra os ocupantes, o que pode causar traumas físicos, lesões graves e até fatais, além de danos materiais. Esse defeito já causou a morte de pelo menos 16 pessoas em outros países. Nenhuma morte foi relatada no Brasil relacionada ao airbag defeituoso.
A Honda afima que é preciso consultar a necessidade do reparo e o agendamento do serviço por meio da central no telefone 0800 701 3432 — em dias úteis e horário comercial.