Revisão pede troca de peças, então deve ser realizada em oficinas especializadas

Prudência. Cinco itens do veículo que garantirão segurança e tranquilidade

O fim de ano traz a combinação veraneio, férias e festas, o que coloca muitos motoristas na estrada. Isso faz aumentar o volume de carros em fluxo, pedindo maior atenção por parte dos condutores, até porque não é raro ver um carro parado no acostamento esperando por auxílio. Este risco de acidentes (e até de assaltos), fora a frustração de ter seus planos de diversão atrapalhados, aponta para um direção: a revisão de férias.

Nos pneus é alinhamento, balanceamento e troca em caso de desgaste excessivo. Andar com pneu ‘careca’ dá multa, além de alterar o desempenho e gasto de combustível. Para o motor, a pedida é troca de óleo, do filtro de ar e do filtro do combustível, além das correias. E a estação das fortes chuvas colocará em ação um item pouco lembrado, que é os limpadores de para-brisa. Ao lado está um check-list básico para o motorista seguir em sua oficina de preferência.

Fique atento aos limpadores
Ter uma boa visibilidade é essencial para manter a segurança na época de chuvas. Por isso, os limpadores de para-brisa devem estar em perfeito estado. Riscos de borracha no vidro e o som emitido pela peça são indícios de que está na hora de trocar. Quando essa peça começa a apresentar desgaste, além de perder eficiência, pode inclusive causar danos ao braço do motor elétrico que faz o limpador se movimentar. Em média, as palhetas precisam ser trocadas uma vez por ano.

Verifique os faróis e lanternas
Imagine falhar lanterna ou farol na estrada à noite? Ou, mesmo de dia, em caso de chuva, quando o ambiente tende a ficar mais escuro, o farol precisa estar aceso. Por isso, e por uma questão de segurança, o motorista deve estar atento à revisão das luzes dos faróis e lanternas.

Atenção com o óleo lubrificante
O óleo lubrificante é essencial para um bom desempenho do veículo com menos esforço, diminuindo assim o atrito das peças e ajudando a refrigerar o motor. Por isso, é importante conferir semanalmente seu nível por meio da verificação da vareta de óleo, bem como observar possíveis vazamentos. É preciso se atentar também a data de troca do lubrificante e a quilometragem do produto na etiqueta de óleo.

Manutenção dos freios em dia
Manter o sistema de freios – que inclui discos, pastilhas, etc. – em boas condições é essencial para o bom funcionamento do veículo e para garantir a segurança do motorista.
É importante que o motorista se atente a ruídos ou a demora ao frear, pois são alguns indícios da necessidade de manutenção.

Observe os pneus
Andar com os pneus muito gastos é perigoso, pois compromete a aderência à pista. Observe os sulcos do pneu. Dentro deles estão inseridas pequenas elevações na borracha (foto) que funcionam como marcações de segurança. Os sulcos da banda de rodagem não podem alcançar este indicador de desgaste de rodagem (TWI). Fique atento também às pequenas avarias que podem facilitar rasgos, vazamentos e até desmantelamento da borracha.

Deixe seu comentário