A fábrica da GM do Brasil em Joinville, Santa Catarina, completou esta semana quatro anos de operações. Referência mundial em sustentabilidade e preservação ambiental, a planta já produziu mais de 350 mil motores nas versões 1.0 e 1.4 litros, destinados à fábrica da GM em Gravataí.
Em março de 2014, a unidade catarinense foi a primeira do setor automotivo da América do Sul a conquistar a certificação internacional de construção sustentável Leadership in Energy and Environmental Design e a segunda a receber a certificação entre as fábricas da GM no mundo. Em outubro do mesmo ano, atingiu o status de zero resíduo para aterro, reciclando, reusando e convertendo em energia os resíduos das suas operações.
A utilização de módulos fotovoltaicos, o uso racional da água e da energia elétrica, tratamento de esgotos por meio de jardins filtrantes e tratamento de água por osmose reversa integram alguns dos processos relacionados à sustentabilidade.
“Atualmente, produzimos veículos com índices de recuperabilidade acima de 95% e de reciclabilidade superior a 85%. Através do aperfeiçoamento contínuo dos processos de produção, a empresa conseguiu reduzir cerca de 63% do consumo de energia elétrica e 75% de água para produzir um carro. Desde a sua implantação, a fábrica de Joinville é referência mundial em preservação do meio ambiente”, diz o vice-presidente da companhia, Marcos Munhoz.