Cresce a venda e a produção de veículos no País

No mês passado, as vendas de carros novos no Brasil cresceram 27,6% em relação a outubro de 2016, informou ontem a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O resultado também foi um pouco maior, 1,8%, do que os negócios fechados em setembro deste ano. No acumulado de 2017, a comercialização registra elevação de 9,3% em relação aos dez primeiros meses do ano passado. O País registrou, no último mês, 202,9 mil unidades vendidas, diz a entidade. “Em todos os meses de 2017 a produção registrou crescimento quando comparado com o mesmo período do ano anterior”, diz a associação em nota à imprensa.

Outro sinal de recuperação do segmento é a quantidade de veículos produzidos no Brasil em outubro, que saltou 42,2% ante o mesmo mês de 2016. Foram fabricados 249.932 carros, comerciais leves, caminhões e ônibus no último mês, enquanto que em outubro do ano passado a indústria havia alcançado 175.710 unidades, ou seja, quase 75 mil unidades a mais agora.

No acumulado do ano, a fabricação de veículos mostra crescimento de 28,5%. Isso significa 2,23 milhões de veículos ante 1,74 milhão de unidades que saíram das indústrias nos dez primeiros meses de 2016. Segundo o presidente da Anfavea, Antonio Megale, há uma estabilidade no segmento, porque os pátios das montadoras e das concessionárias terminaram outubro com 234,1 mil exemplares à espera de comprador. “O estoque é suficiente para 35 dias de venda, considerando o ritmo das vendas registrado em no mês passado.”

Em Montenegro, a Volkswagen Comauto também registra números mais animadores frente ao ano passado. O gerente comercial da concessionária, Tiago Rambo, afirma que o crescimento é de 15% nos dez primeiros meses deste ano, em comparação com mesmo período do ano passado. “Estamos sentindo essa recuperação principalmente no segundo semestre, pois o cliente está mais confiante e mais otimista em relação à economia do País, com reflexo inclusive na baixa de juros e facilidade de crédito”, avalia.

O gerente cita também uma questão particular da Volks para explicar essa evolução de mercado: “Estamos vivendo o início da era de uma nova Volkswagen, com 20 lançamentos projetados para os próximos dois anos. Isso inicia com o Novo Polo a partir deste mês, em que estamos tendo muita procura e fila de espera para aquisição das versões TSI”.

O Jornal Ibiá fez contato com as demais concessionárias de Montenegro para comentar os números, mas elas não se manifestaram.

Últimas Notícias

Destaques