O preço do litro não é exatamente um atrativo da gasolina de alta octanagem

Desempenho. Octapro garante total desempenho dos motores de alta potência

Abastecer o veículo também é um momento de decisões. É verdade que as opções são caracterizadas pelo preço, o que acaba sendo o grande balizador da escolha dos brasileiros. Todavia, é importante saber a diferença entre os tipos de gasolina, em especial em relação ao seu efeito no desempenho. E entre as ofertas, aquela que ainda gera curiosidade é a de alto desempenho, que no caso da Ipiranga é a gasolina Octapro.

O setor técnico na Distribuidora explica que o diferencial é a alta octanagem (resistência à compressão antes de entrar em combustão) deste combustível (Octa, de octanagem, e Pro, de profissional). Ela se distingue pelo índice Anti Detonante (IAD) típico de 96 octanas e pelo RON (Research Octane Number) médio de 102 octanas (método de referência de octanagem na Europa). A Octapro também possui um pacote de última geração de aditivos detergentes e dispersantes, incluindo a tecnologia Friction Modifier, desenvolvido em parceira com laboratório de experiência mundial.

Octapro é o mais alto patamar em termos de gasolina da marca Ipiranga

A Ipiranga explica que essa gasolina oferece através deste pacote de aditivos, além de entregar muito mais resistência de combustão por litro, capacidade de trazer limpeza máxima do motor e economia de combustível. Pelos seus diferenciais, a Octapro oferece o máximo em termos de rendimento, porque a maior octanagem permite que o motor do veículo atinja toda aquela potência determinada em seu projeto. O resultado é melhor desempenho, percebido já nos primeiros abastecimentos.

Em Montenegro, o Posto Weber vende a Octapro da Ipiranga para um grupo de clientes fixo e reduzido. Eles têm carros e motos importados, e buscam esses benefícios desta gasolina. Outras distribuidoras também oferecem gasolinas de alta octanagem. Apesar de não ser indicada, podem ser usadas em carros de menor potência.

Força também garante segurança
O uso da gasolina Octapro permite que o carro importado de alta potência, por exemplo, tenha uma performance similar às condições do seu país de origem. Isso significa que o motor ganha ainda mais força, principalmente nas acelerações e retomadas de velocidade. E de nada adianta velocidade sem segurança, então essa formula química garante ao motorista também desempenho nas ultrapassagens.

Aliás, cabe alertar que a Octapro não foi desenvolvida para carros um ponto zero. Ela é especial para os veículos mais potentes, geralmente esportivos e de luxo. “O objetivo é atender um público que tem um cuidado ainda mais especial com o automóvel e preza pela potência do motor e dirigibilidade”, diz o texto enviado pela assessoria de imprensa.

Os populares também têm vez
Para os populares a opção é a gasolina Ipiranga DT Clean, que pode ser usada em veículos de diversos tipos de motorização, desde o 1.0, incluindo motocicletas. Essa é uma gasolina aditivada que atende a um leque maior de público, tanto pelo seu valor quanto pela aderência a diversos tipos de veículos.

Seu diferencial e benefício são a limpeza profunda do motor, graças à fórmula de aditivos projetada com este objetivo específico. Além do nível elevado de detergência, a DT Clean possui um aditivo para reduzir o atrito das peças dos motores (friction modifier) permitindo proteção e vida longa ao veículo. Ela também tem capacidade de recuperar a performance original do motor, reduzindo o consumo e prolongando a vida do veículo.

A octanagem
Propriedade de a gasolina resistir à compressão sem entrar em autoignição. Um alto índice de octanagem pode favorecer o desempenho e a conservação do motor, além da economia de combustível. Gasolina comum e aditivada têm média de 87 octanas

Deixe seu comentário