Com reforço no design e transmissão automática sequencial, o Camaro 2019 ganha ainda mais destaque na esportividade. O novo modelo deve chegar às concessionárias no primeiro trimestre do próximo ano com inéditos sistemas de controle de largada e de aquecimento de pneus traseiros.
Outras importantes inovações que estreiam com o modelo são a terceira geração do multimídia MyLink e o retrovisor interno por câmera. “O Camaro continua evoluindo sem perder sua essência de performance, design, tecnologia e valor que permeia todo portfolio Chevrolet”, destaca Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.
O potente motor 6.2 V8 de 461 cv e 62,9 kgfm de torque também é destaque. Os clientes poderão optar por duas carrocerias: a cupê, com teto solar, e a conversível. Já a paleta de cores inclui os refinados Azul Egípcio, o Laranja Imperial e o Amarelo Persa, além do Branco Summit, Preto Ouro Negro e Vermelho Tinto.
Camaro é realmente um carro de luxo e tem papel importante no fortalecimento da marca Chevrolet, que vive seu melhor momento no Brasil com a conquista da liderança absoluta do mercado pelo terceiro ano consecutivo. O modelo é produzido nos Estados Unidos e está em sua sexta geração.
Para 2019, o carro vem com a dianteira marcada pelos novos faróis em Full LED, além do capô, grade e para-choque remodelados. O veículo antecipa a linguagem estética de futuro da Chevrolet. A parte traseira também ganhou ares de contemporaneidade. As lanternas, mostram a evolução do conceito “dual-element” da Chevrolet e harmonizam com o para-choque de linhas mais musculosas.
Transmissão de 10 marchas
Um dos avanços do Camaro 2019 está na nova transmissão automática sequencial de 10 marchas, que substitui a anterior, de oito. Mais tecnológica e eficiente, a AT10 otimiza os escalonamentos e a relação entre as trocas são mais curtas e permitem que o motor trabalhe em giro otimizado, possibilitando a sensação de retomadas mais vigorosas. Agora as trocas também ficaram mais suaves e o ganho de eficiência energética em velocidades de cruzeiro, quando o motor V8 é capaz de desligar quatro cilindros para economizar combustível.
Com a nova transmissão, o Camaro 2019 ganhou a função de controle de largada, conhecido também como “launch control”, própria para autódromos.
O mecanismo permite máxima aceleração para quem busca uma arrancada extremamente eficiente, permitindo que até mesmo motoristas menos experientes consigam desempenhar a manobra como pilotos profissionais. Para acompanhar isso, o carro possui freios de competição com quatro pistões Brembo.
Outro destaque é o avançado sistema de vetorização do torque (Torque Vectoring), que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração.
O motor V8 de 461 cv do Camaro traz sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor. O Camaro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h para o cupê.
Multimídia de terceira geração é a aposta da marca
A Chevrolet estreia com o Novo Camaro a terceira geração do multimídia MyLink, que oferece uma experiência mais centrada nas necessidades do usuário. O equipamento possui tela de maior definição e resolução, microfone extra para melhor reconhecimento do sistema de comando de voz, integração com os comandos do ar-condicionado e possibilidade de atualização via Wi-Fi.
Pelo multimídia é possível escolher a cor dos LEDs que decoram a cabine. São 24 combinações, incluindo oito opções degradês. Existe, ainda, a adoção do retrovisor central com câmera de ré para melhor visibilidade em manobras. Item muito útil em veículos esportivos com linha de cintura alta e teto baixo.
Conforto não falta quando você estiver a bordo do esportivo. Foram incrementados avançados recursos como painel customizável, Heads-up Display, alto-falantes Bose, volante com aquecimento, bancos dianteiros com climatização e ajustes elétricos com memória para o do condutor, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.
No modelo conversível, a chave também pode comandar a abertura da capota, que é aberta completamente em 25 segundos. A operação também pode ser feita com o carro em movimento numa velocidade de até 50 km/h. O Camaro ainda traz um sistema de ressonadores que intensifica o ronco do som do motor dentro da cabine em giros mais altos – uma experiência única para os admiradores de carros esportivos.
Quanto deve custar?
A Chevrolet não anunciou oficialmente o preço do Camaro 2019. Mas é bem provável que os interessados em comprar um destes esportivos, deverão desembolsar mais de
R$ 300 mil para todos os modelos. Provavelmente o preço deve ficar acima do concorrente Mustang e do atual modelo Cupê, que hoje custa R$ 315 mil.