Com preços entre R$ 143 mil e R$ 170 mil, o Q3 da Audi produzido no País chega às concessionárias com uma novidade que, no Rio Grande do Sul, não vai fazer uma diferença significativa. Porque o fato de o SUV agora ter motor bicombustível não pesa muito no mercado gaúcho, onde o preço do etanol está ao redor da gasolina. Em alguns postos, chega até a ser mais caro. Como nem o valor nem a potência do carro mudaram em função do novo propulsor, a tecnologia flex é bem-vinda.
Produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, o utilitário está disponível em três versões: Attraction, Ambiente e Ambition. O motor 1.4 TFSI Flex é o mesmo em todas elas e desenvolve 150 cv de potência na faixa de 4.000 a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 kgfm e aparece entre 1.500 e 3.500 giros, o que garante um desempenho bastante dinâmico, apesar dos seus 1.405 quilos. Conforme a Audi, a aceleração de 0 a 100 km/h se dá em 8,9 s. A velocidade máxima atinge 204 km/h.
“Agora passamos a oferecer também a versão flex do SUV premium mais vendido no país em 2016, que chega muito alinhada às necessidades do consumidor brasileiro. Temos certeza que, assim como o A3 Sedan flex, o modelo será um sucesso de mercado”, afirma o diretor de marketing da Audi do Brasil, Herlander Zola.
Traços inspirados nos cupês esportivos e soluções de design inovadoras para a categoria dos SUVs evidenciam o estilo premium do Q3. As linhas horizontais predominantes na frente e na traseira do veículo reforçam a impressão de largura e marcam a expressividade do design.
Na dianteira, o elemento principal é a grade trapezoidal. O arrojo do modelo é ressaltado pelos faróis de xenônio e luzes de condução diurna de LEDs.
Internamente, oferece espaço adequado e alta segurança para até cinco ocupantes. O porta-malas leva até 460 litros de carga, mas pode ser ampliado pelo rebatimento parcial ou total dos bancos traseiros para acomodar um volume que chega aos 1.365 litros.
Dinamismo com eficiência
A rígida estrutura do Q3 associada à suspensão eficiente permitem uma condução segura e confortável tanto na cidade quanto em rodovias. Neste segmento, o SUV da Audi se destaca pela maciez, já que os concorrentes diretos têm comportamento mais duro, pois não são feitos para os buracos do País.
A altura livre em relação ao solo habilita o SUV a encarar até caminhos mais acidentados. A versão de entrada, Attraction, conta com rodas de liga leve de 17 polegadas, enquanto a Ambiente e a Ambition trazem rodas aro 18.
A principal novidade é o novo motor 1.4 litro turbo e com injeção direta de combustível, que desenvolve potência máxima de 150 cv entre 4.000 e 6.000 rpm.
A empresa afirma que a tecnologia TFSI flex garante baixos índices de consumo, porém não divulgou os números. Antes, com a versão apenas a gasolina, a média em rodovias era de 13 km/litros e, na cidade, fazia mais de 10 km/l. A expectativa é por números melhores e menores emissões de CO2 devido à adoção do sistema start/stop, que desliga o motor quando o carro é imobilizado e o religa imediatamente quando o motorista alivia o pedal do freio.
Os atributos do motor são potencializados pela dinâmica transmissão S tronic de seis velocidades. Com dupla embreagem, o câmbio realiza trocas de marchas com rapidez, sem deixar cair a rotação. A caixa S tronic pode funcionar de forma automática, permitindo trocas manuais por meio da alavanca no console ou pelas aletas instaladas junto ao volante.
Versões, preços e equipamentos
— Attraction (R$ 143.190,00): ar-condicionado, bancos de material sintético que imita couro, ajuste elétrico do banco, faróis de xenônio com limpadores, volante multifuncional revestido de couro com “borboletas” para troca de marcha, rádio Concert com conexões auxiliar e Bluetooth, computador de bordo e sensores de luz e chuva. O freio de estacionamento tem acionamento elétrico. Conta, ainda, com assistente de partida em aclives.
— Ambiente (R$ 154.190,00): ar automático com duas zonas, espelho interno com função antiofuscante, controle de velocidade, soleiras de alumínio, retrovisores externos rebatíveis elétricos e sensores traseiros e dianteiros. Opcionais: teto solar panorâmico, abertura elétrica do porta-malas, pacote interno de luzes de LED e Pacote Conveniência, composto por Auto Hold, Audi Lane Assist e assistente de luz alta.
— Ambition (R$ 170.190,00): acabamento interno de alumínio, controle de velocidade, teto panorâmico, pacote de luzes, abertura e fechamento elétrico do porta-malas, rádio MMI e sistema de navegação. Opcionais da versão: faróis full LED, Pacote Conveniência e Pacote Tecnológico.
Números
Comprimento: 4.388 mm
Largura: 1.831 mm
Altura: 1.590 mm
Distância entre eixos: 2.603 mm
Peso: 1.405 quilos
Capacidade do porta-malas: 460 litros
Tanque de combustível: 64 litros