Imagine realizar todas as tarefas de olhos vendados, pois sua vida depende exclusivamente disso. A nova produção de suspense da Netflix, Bird Box (em tradução Caixa de Pássaro), mal estreou e já bateu recorde de visualizações. De acordo com a plataforma de streaming, o filme, estrelado por Sandra Bullock, contabilizou 45 milhões de reproduções em sua semana de lançamento. O recorde anterior era de “Crônicas de Natal”, com 20 milhões de visualizações. Com diversas críticas de roteiro e até comparações ao enredo de Um Lugar Silencioso (onde as pessoas não podem fazer barulho), o longa tem direção de Susanne Bier (de The Night Manager – Temporada 1). A história de sobrevivência de uma família em meio a um cenário apocalíptico em que não se pode enxergar é baseada no livro de Josh Malerman. Os pássaros, com sua inquietação, denunciam quando há perigo – por isso o nome – e são carregados pela protagonista durante a trama.

Em um enredo que deixa o espectador inquieto e curioso, Malorie (Sandra Bullock) e os filhos buscam um refúgio para escapar de criaturas que, quando vistas, tornam as pessoas violentas e suicidas. Eles atravessam um rio de olhos vendados para chegar ao local em segurança.

O montenegrino Mateus Gabriel Bandar Kunrath faz uma crítica positiva a respeito da produção da Netflix “Bird Box” e recomenda: “assistam!”. Foto: arquivo pessoal

O filme situa-se com flash entre passado e presente, interligando os acontecimentos. O montenegrino Mateus Gabriel Bandar Kunrath, 24 anos, destaca que Bird Box exige uma atenção maior do espectador justamente por ser contado em duas linhas do tempo. “Fazendo todo o sentido na situação dos personagens. O roteiro é um dos destaques do filme, não deixando pontas soltas, mostrando passado e presente onde tudo se encaixa, deixando uma névoa de suspense logo nos primeiros minutos”, explica.

Aficionado por filmes e séries desde muito novo, o jovem destaca a perfeição nos elementos visuais, sem exageros ou excessos dos efeitos especiais. “Com uma “vibe” sombria que torna a história ainda mais impactante. E a atuação da Sandra Bullock dispensa comentários: um show! Todo o seu talento transborda a cada segundo”, diz.

“Vale à pena? Um longa-metragem perturbador em uma busca incansável pela sobrevivência, em fugir da tal ‘coisa’ e jamais abrir os olhos. Finalmente a Netflix acertou”, conclui.

Para Julcineia de Quadros Datsch, o contexto do filme é ainda mais profundo, trazendo uma mensagem sobre a depressão. “Os personagens, que estão aprisionados dentro da casa, no início, cada um tem uma história, seja ela de rejeição, perda ou frustração. Então a maneira que acharam pra não se suicidar foi com a venda nos olhos”, salienta.

“Os pássaros carregados durante o trajeto eram a libertação da protagonista. E no filme eles acham que os seres são alienígenas, mas na verdade foi alguma coisa ou perda que ocasiona os suicídios”, acredita Julcineia.

Crítica nem tão positiva
A estudante de Jornalismo Renata Ramos assistiu ao filme acompanhada do namorado. Mesmo não lendo o livro que deu origem ao filme, buscou a respeito da história assim que soube da estreia. “Por ser uma apreciadora de filmes de suspense/terror, achei que a experiência com o filme seria bem tensa e que iria me deixar presa à trama, sem ao menos piscar. Então, quando assisti, achei o enredo bem lento. Parece que o filme não possui um clímax, sem um momento de grande tensão”, relata.

Para Renata Ramos, o filme deixou a desejar no roteiro. Foto: arquivo pessoal

Os momentos de dificuldade enfrentados pelos personagens, segundo Renata, são resolvidos rapidamente. “Como em um conto de fadas. Acho que não pretendo ler o livro, pois gosto de coisas que possuam uma grande ação e não foi o caso de Bird Box, o filme. Parece que os roteiristas deixaram tudo mais leve para poupar o espectador. Mas achei a Sandra Bullock incrível, assim como o Trevante, mas não salva o contexto”, conclui.

Desafios na internet
O sucesso da produção foi tanto que até a casa onde boa parte do filme foi gravada virou atração turística. E uma onda seduziu os internautas, que passaram a postar desafios realizados com os olhos vendados, assim como os personagens do filme.

A plataforma divulgou, inclusive, um comunicado após algumas brincadeiras terem saído do controle. “Não acredito que preciso dizer isso, mas: por favor não se machuquem com esse desafio do Bird Box. Não sabemos como isso começou e ficamos felizes com todo o amor, mas Menino e Menina (filhos de Sandra Bullock no filme) têm apenas um pedido para 2019 e é que você não pare no hospital por causa de memes”, alertou a Netflix.

Fotos: reprodução internet

Deixe seu comentário