Amor pelos animais uniu força entre vizinhos. Foto: arquivo pessoal Nil Laino

Na cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, um grupo de vizinhos se uniu e criou um “cãodomínio” para abrigar animais de rua. Cinco cães já vivem na casinha construída pelos moradores. A ideia é que os animais possam circular pelo local e tenham um abrigo, principalmente em dias de chuva e frio, além do acesso fácil à alimentação. No local, que é “aberto ao público”, eles deixam ração e água à vontade pros pets. “Tem alguns cães que vêm, comem e vão embora. Outros dormem e, no dia seguinte, já não estão mais aqui”, contou a aposentada Nil Laino, uma das participantes da iniciativa. Segundo a aposentada, a ideia surgiu porque Belinha, Lili, Pingo, Pirata e Neguinho já recebiam cuidados dos moradores da região. “Esses são nossos, não são para adoção”, brincou.

A moradora afirmou que o grupo de vizinhos já tinha o hábito de juntar uma quantia em dinheiro todos os meses para comprar ração, medicamentos e levar esses cães ao veterinário. Porém, de qualquer jeito dormiam no relento. A partir daí, alguém deu a ideia de construir casinhas e todo o grupo de vizinhos apoiou.

Foi ela quem fez o rascunho de um projeto de “cãodomínio”. Depois, um pedreiro que trabalha no bairro se propôs a construí-lo sem cobrar nada. Ela conta que os moradores já tinham alguns materiais de construção, que foram usados na obra. O que faltava, eles faziam uma vaquinha para comprar. O trabalho levou cerca de 15 dias para ser finalizado.

Além de mudar a vida desses animais, os moradores também buscam conscientizar outras pessoas. Ao lado do ‘”cãodomínio”, uma plaquinha deixa mensagens para que as pessoas busquem cuidar melhor de seus bichinhos e dos que vivem nas ruas. “Adote, não compre!”, “Maus tratos é crime!”, “Não abandone!”, “Mais amor, mais respeito pelos animais, pela natureza, crianças e idosos”.

Deixe seu comentário