Dia do azar, em que as bruxas e todas as criaturas míticas andam soltas, fazendo feitiçarias e recolhendo almas. Dia de usar alho, sal grosso e de tirar o crucifixo da cabeceira da cama e colocá-lo no pescoço. Culturalmente, mundo afora, mas principalmente no Ocidente, a sexta-feira 13 carrega simbologia e superstição. É considerada como a data de maus presságios e infortúnios. E as lendas urbanas vão até onde a criatividade humana permitir — e ela não tem limites. Vai desde a abertura de portas do além, com passagem dos mortos para este “mundo”, até a lenda de entidades que saem à noite matando pessoas, em uma completa carnificina — como a história do Jason.
Mas de onde vem, afinal, tanto mistério e crenças envoltos nas sextas 13? A origem da má sorte secular que impregna nossa cultura ocidental remonta aos tempos antigos e até acontecimentos históricos ou ligados ao cristianismo. Há outras explicações, porém, que apontam seu berço para a mitologia nórdica.
De qualquer forma, as redes de televisão se aproveitam da data para colocar na programação filmes clássicos de terror, como Jason, Freddy Krueger ou Halloween. O Cine+ Arte Tanópolis também está exibindo, durante todo o fim de semana, na sessão das 21h30min, o horror ‘ A morte te dá parabéns’, de 2017, em que uma estudante universitária revive o dia de seu assassinato e descobre a identidade do assassino. E falando em Halloween,é comum comemorá-lo também, antecipadamente, na sexta-feira 13, se ela cair no mês de outubro, como hoje.
Jean Kevin Maciel, 22 anos, afirma que a superstição em volta da data já vem de gerações, e acredita ser, sim, um dia ‘macabro’. Ele confessa, ainda, que gosta de festas e obras cinematográficas que fazem referência a ela. “Ano passado, por exemplo, olhei alguns filmes e nesse irei à festa do Senac de Hallowen”, conclui.
Letícia Esteves, 22 anos, relata que adora esse dia, assim como coisas místicas e supersticiosas. Diz que nunca lhe aconteceu nenhuma desventura na data. Também acredita que tanto coisas boas como ruins podem ocorrer hoje. Por isso, aposta na crença de que bruxas, assim como entidades, podem estar por aí. “Mas não apenas nesses dias, como em todos os outros. E para quem assim como eu crê, aproveite esse dia desde o momento em que acordar, mesmo que seja sexta-feira 13, pois assim como outro qualquer, tudo pode acontecer, tudo pode mudar.”, alerta.