Estilo musical que surgiu na Jamaica e tem Bob Marley como ícone, o Reggae entrou para a lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade, conforme anunciou a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) . A decisão de incluir o reggae na lista foi tomada pelo Comitê Intergovernamental.
De acordo com a entidade, o destaque do estilo musical se dá por sua contribuição na reflexão internacional sobre questões como a injustiça, a resistência, o amor e a condição humana demonstram a força intelectual, sociopolítica, espiritual e sensual deste elemento do patrimônio cultural.
A Unesco destacou também que mesmo sendo uma expressão musical de comunidades marginalizadas, com o tempo o reggae foi incorporado em amplos setores da sociedade, sem distinção de sexo, etnia ou religião. Além do Reggae, quase 400 outras tradições ou expressões culturais estão em uma lista criada em 2003, que vão desde a arte de fazer a pizza napolitana até o flamenco, passando pela cerveja belga, a ioga e o tango.
O maior ídolo do etilo musical é, sem dúvidas, o cantor e compositor jamaicano Bob Marley. Sua música foi influenciada por questões sociais e políticas, caracterizando o cantor como a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica.