Materiais que seriam descartados podem, com um pouco de paciência e criatividade, virar lindas decorações de Natal

Decorar a casa ou o ambiente de trabalho para o Natal exige muita criatividade e disposição. E para deixar a decoração com um aspecto mais original a um custo mais baixo e sem prejudicar o meio ambiente, uma boa opção é utilizar materiais recicláveis na arte. Em Montenegro, as decorações da Estação da Cultura, entre outros pontos da cidade, foram feitas em oficinas realizadas em parceria entre o Departamento de Cultura juntamente com a Braskem.

Susana Toledo, 29, estagiária de artes visuais do Museu de Arte, esteve presente em algumas das oficinas e auxiliou na execução de várias ideias. Ela, que é graduanda na UERGS, relata que, dentre os materiais utilizados na decoração do município, houve diferentes tipos de objetos reaproveitados de forma criativa, como garrafas pets, caixas de leite, botões, tecidos e rolos de papel. Essas ideias, inclusive, podem ser facilmente utilizadas em casa, com um pouco de paciência e mão na massa.

A confecção de peças de decoração pode ser um momento especial em família ou, ainda, uma forma de entreter as crianças, que agora entram em férias. Susana sugere que essa também é uma ótima oportunidade para repensar o real significado dessa época, com o intuito de reforçar outras culturas. “O Natal não é só neve, bonecos de neve. Aqui a gente não tem isso. Queremos mesclar culturas e mostrar que temos, além disso, mostrar de onde vêm cada enfeite, de qual cultura”, explica, sobre as oficinas realizadas no Espaço Braskem da Estação.

E você, gosta de colocar a mão na massa e criar seus próprios enfeites? Então, prepare a cola quente, o grampeador, os glitteres e lantejoulas e venha aprender o passo a passo para um belíssimo laço decorativo:

Tope decorativo: Como confeccionar?
Materiais: Pastas antigas, grampeador, tesoura, giz e objetos para decoração como botões, glitter e lantejoulas

Deixe seu comentário