Foto: banco de imagens

Todos desejam uma noite de sono tranquila. Porém, segundo dados da Associação Mundial de Medicina do Sono, 45% da população mundial é afetada por distúrbios de sono. Uma pessoa gasta em média um terço de sua vida no sono. Enquanto isso, o corpo se recupera e realiza processos metabólicos importantes. Para 21% dos adultos, dormir menos de seis horas por dia é a rotina. Para uma parte dessas pessoas, o que falta é acertar no colchão. Espuma fria, látex ou de mola? Duro ou suave? Colchão simples ou duplo? Com mola ou sem? As possibilidades são tantas que o comprador se sente confuso na hora de escolher. Veja algumas dicas para escolher o colchão certo!

Quando comprar um colchão novo?
Isso depende da sua avaliação sobre as noites mal dormidas. Acorda com dores nas costas frequentemente? O seu colchão já está deformado? Se julgar que é o colchão que atrapalha seu sono, melhor ir a uma loja e testar modelos a fim de descobrir o que melhor lhe atende. Se acha que precisa de mais conhecimento sobre o assunto, não escolha sozinho. Peça ajuda a um consultor e exponha todas as suas dúvidas. Se tiver algum problema de coluna, o médico deve dar orientações do que é melhor.

E o grau de dureza?
Isso varia muito das suas preferências e das características do seu corpo. As pessoas mais pesadas devem ter um colchão mais duro e as mais leves utilizar um mais macio. Se o colchão é excessivamente macio para o seu peso, a coluna encurta-se, o que pode provocar dor nas costas. Então você não tem escolha senão tentar comprar outro e ir percebendo o que melhor se encaixa ao seu corpo.

Não tenha vergonha
Experimente o colchão antes de comprar. É igual ir escolher carro novo, tem que saber como você se sente nele. Deite-se em vários colchões e permaneça em cada um cerca de 15 minutos. Isso vai ajudá-lo a perceber em qual se sente mais confortável.

Manutenção?
Deixe o colchão arejar todos dias. Isso é importante para a boa conservação dos materiais. De 15 em 5 dias é aconselhável virar o colchão.

Existe o colchão ideal para todo mundo?
Não, cada pessoa pode se adaptar melhor a determinados materiais utilizados na composição do colchão. Os mais comuns incluem materiais de mola, espuma fria e látex. Os colchões de mola são feitos de inúmeras molas metálicas, que estão interligadas. Os colchões de espuma fria são feitos de espuma. Os colchões modernos são caracterizados pela alta elasticidade e se adaptam bem ao corpo. Ao comprar um colchão, preste atenção ao chamado volume de peso que indica a densidade da espuma utilizada. Quanto maior for, maior a qualidade do colchão. Os colchões de látex se adaptam muito bem ao corpo da pessoa. No entanto, eles pesam mais.

Deixe seu comentário