Com uma programação recheada de cultura e arte, o Renascença Cia. de Teatro encerra as comemorações dos seus 30 anos de atividades com espetáculos em escolas de Montenegro e região. Durante 2018, o grupo organizou uma série de apresentações e oficinas direcionadas às crianças e jovens com objetivo de proporcionar uma visão do teatro como instrumento de formação de conhecimento. O humor, a sensibilidade e o debate são os principais ingredientes presentes nos trabalhos levados a escolas públicas em suas respectivas programações de final de ano letivo.
As temáticas dos espetáculos trazem a questão do Natal e a impunidade social nos dias atuais. A performance Vovó Natalina, mais pelas ações do que pela fala, sugere o diálogo da sabedoria com o intenso espírito de descoberta dos jovens. Já o espetáculo Um Pistoleiro Cabra da Peste coloca em palco as peripécias vividas por personagens da cultura nordestina, baseado em textos de cordel de Guaipuan Vieira, renomado autor brasileiro. Ambos os trabalhos são autorais e buscam instigar a reflexão do espectador pela constante interação.
Trajetória do grupo iniciou no ambiente escolar, há 30 anos
Em 1983, Everton Santos formou um grupo estudantil de teatro no próprio colégio e, incentivado pela instituição, começou sua busca por uma formação teatral e criação de uma equipe de atuação independente.
A ideia foi tomando proporção e, em 5 de março de 1988, fundou o Renascença, estreando com uma base de atores egressos do Polivalente que haviam participado daquele grupo estudantil inicial. Hoje a equipe é constituída por artistas-professores de teatro e estudantes, mantendo repertório autoral, produção própria, projetos sociais e educacionais como também plano de formação de atores. Conta na sua trajetória com mais de 50 montagens, várias premiações e espetáculos apresentados tanto pelo RS como no Uruguai, no Chile e na Argentina.
“É o momento de instigar reflexões nas novas gerações e formar novas platéias que compreendam o teatro não apenas como entretenimento, mas como recurso para despertar pensamentos e atitudes. E a escola é o espaço próprio de formação cidadã”, destaca Everton.
Programação
14/12
9h30min – Um Pistoleiro Cabra da Peste (comédia), na EEEM São José do Maratá, de São José do Sul
20h30min – Vovó Natalina (performance), na EMEF Prof. Maria Josepha Alves de Oliveira na localidade de Porto Pereira
15/12
9h30min – Um Pistoleiro Cabra da Peste (comédia), no Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos (Polivalente)