Foto: iStock

O Inverno está chegando! Pelo menos pelos próximos três meses as temperaturas por aqui devem ser bem baixas. Há quem goste e há quem odeie a estação, mas de um jeito ou outro, alguns cuidados precisam ser tomados nessa época. Com os bichinhos de estimação, não é diferente. Cuidado com a tosa, cama, vacina, água e banho são alguns pontos em que precisamos nos ater para preservar a saúde dos animais, especialmente na estação mais fria do ano.

Cuidado com o frio
O mais importante é deixar a tosa para o Verão. Após isso, mas não menos importante, atente para a caminha do seu pet, a protegendo do contato direto com o chão frio e úmido. Não se esqueça de disponibilizar cobertores ou mantas para se aquecerem. Para o banho, escolha um horário de sol. A água pode ser aquecida, mas cuidado para a temperatura não queimar o animal. Depois, seque-o com secador de cabelo, se possível, para que sua pele não fique úmida. Roupinhas são bem vindas para animais de pelagem muito fina como é o caso dos cachorros de raça pinscher, pug ou linguicinha, por exemplo. Alguns gatos se sentem desconfortáveis de roupa, já outros, se adaptam super bem.

Foto: Shutterstock

Vacinas
Várias doenças acometem os animais mais facilmente no Inverno, principalmente pneumonias, que podem ser das mais leves como também mais graves. Por isso, mantenha a carteirinha de vacinação em dia para evitar sustos.

Foto: Shutterstock

Estimule a prática de exercícios
Os animais que ficam dentro de casa no Inverno costumam comer e dormir, assim, por preguiça, não se movimentam muito, principalmente os gatos. É essencial estimular a prática de exercícios com brincadeiras, corridas e passeios ao ar livre, que devem ser feitos em horários mais quentes do dia, entre 11h e 15h, assim eles pegam menos frio.

Foto: Pixabay

Água
Pode não parecer para a gente, mas no Inverno o nível de desidratação dos animais tende a aumentar bastante. Por isso, sempre deixe um potinho com água por perto.

Deixe seu comentário