Femic demonstrou muita dedicação dos alunos

A 4ª edição da Feira Municipal de Iniciação Científica (Femic), que ocorreu durante os dias 22 e 23 desse mês, destacou dez projetos que irão participar da Mostratec  Baby e Mostratec Junior 2019. É um evento organizado pela Fundação Liberato, que ocorrerá na cidade de Novo Hamburgo e reúne jovens pesquisadores de todo o País e também do exterior.

Na educação infantil, o projeto “Medo: Pra quê?” realizado pelos pequenos Pietro Machado, Isabelle Schuster e Elisa Engel, ambos com 6 anos de idade, da EMEI Santo Antônio foi um dos classificados. Sob coordenação da professora Tatiane Pinheiro, os alunos confeccionaram filtros dos sonhos para espantar seus medos, deixando-os pequenos, segundo Elisa.

A professora explica que o tema surgiu quando ela soube que muitos dos alunos ainda dormiam entre os pais. Após questionamento, descobriu que o medo era muito comum entre os pequenos, dentre eles, os mais inusitados foram ficar sozinhos no mundo e virar menino (a) de rua. A partir de então, Tatiane desenvolveu atividades para diminuir os medos discutidos. Dentre elas, a professora propôs uma “Medalha de corajoso”. Ganhava uma quem dormisse sozinho no seu quarto por dez dias. Uma psicóloga também auxiliou no projeto.

Para a professora coordenadora, a Mostratec é um novo passo para mostrar aos outros alunos e escolas o que é aprendido em sala de aula. “Ainda nem parei muito pra pensar sobre termos nos classificado. Mas é uma oportunidade de mostrar o que a gente fez. Os alunos puderam aprender que casa é onde tem um teto, mas lar é onde tem amor, e onde tem amor e carinho, monstros não entram”, finaliza.

Já nos anos iniciais, um dos projetos vencedores foi apresentado pela EMEF Dr. Walter Belian, com o tema “Repense, recuse, não use canudinho plástico”. Os alunos Maria Júlia Bonato, Carollina Martins e Bernardo da Luz, de 9 anos, desenvolveram o trabalho com a professora Cátia Martins e estão muito felizes com o resultado que obtiveram. O projeto participou da 4ª Waltec no início do mês e também teve destaque na mostra.

A professora explica que o trabalho foi baseado no mau uso e no uso em demasia dos objetos descartáveis, o que incentiva a mudança de hábito e postura diante do meio ambiente. Cátia comenta, ainda, que estão todos muito contentes, mas que não é apenas um prêmio. “Fizemos história pra nossa escola e nossos alunos. Talvez serviremos como exemplo de que o estudo, dedicação e o esforço valem a pena e podem sim transformar nossas vidas para melhor, abrir horizontes”.

Ela explica que a escola tem um processo histórico de repasse de conteúdos, mas que é de extrema importância falar sobre os problemas atuais. “O mundo, necessidades e desafios da contemporaneidade exigem desenvolver outras habilidades e perspectivas na escola”.

Carollina Martins, 9, salienta que participar do projeto foi uma ótima experiência que possibilitou a ela novos conhecimentos. A aluna comenta sobre a expectativa de seguir aprendendo. “Eu pude aprender e transmitir isso para outras pessoas. Eu adorei que nosso projeto foi classificado pra maior feira de ciências da América Latina e agora eu espero que eu e meus colegas possamos descobrir várias coisas com outros projetos de todos os lugares do mundo”, pontua.

Nos anos finais, o “Assédio” foi um dos projetos que se classificou para a Mostratec, também representando o Walter Belian. Em seu trabalho, Amanda Brito, 14, e Mirela Adels, 13, expuseram os diferentes tipos de assédios existentes, como o verbal, psicológico e moral. Amanda superou as expectativas na Femic e elogia os demais trabalhos expostos. “Todos estavam excelentes. Todo o esforço que tivemos valeu muito a pena e eu estou muito ansiosa pra Mostratec. Espero que a gente traga alguma premiação pra nossa cidade”, pontua.

Educação Infantil:
Medo: “Pra quê?” – EMEI Santo Antônio
Como nascem as bergamotas? – EMEF Professora Maria Josepha Alves de Oliveira
Existem flores de todas as cores? – EMEF Ana Beatriz Lemos
Água – Sabendo usar, não vai faltar! – EMEF Adolfo Schüler

Anos Iniciais
1° Que planta é essa? – EMEF Professora Maria Josepha Alves de Oliveira
2° Repense, recuse, não use canudinho plástico – EMEF Dr. Walter Belian
3° Reciclagem do óleo de cozinha – EMEF Manoel José da Motta

Anos Finais:
1° Expressões Faciais – EMEF Dr. Walter Belian
2° Assédio – EMEF Dr. Walter Belian
3° Movimento Feminista – EMEF José Pedro Steigleder

Deixe seu comentário