Um grupo de alunos do curso de Teatro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) foi selecionado para participar do evento “a_ponte – Cena do Teatro Universitário”, que acontece de 24 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019, no Itaú Cultural, em São Paulo.
Com a seleção, o grupo será o único representante do Rio Grande do Sul no evento. A proposta da mostra é possibilitar o intercâmbio entre estudantes de teatro de cursos técnicos e universitários de artes do Brasil. No total foram 230 trabalhos inscritos e apenas 14 acabaram sendo
escolhidos. O espetáculo a ser apresentado pelos alunos de Teatro da Uergs se encaixa muito bem no contexto atual brasileiro.
De acordo com um dos atores e proponente da turma, Jocteel Salles, 28 anos, a peça “Nosso Estado de Sítio” é o encontro do texto Estado de Sítio, escrito pelo francês Albert Camus, com a realidade brasileira. “Iniciamos as leituras e os primeiros detalhes na disciplina de Montagem I, no ano passado. Em seguida passamos para a disciplina de Montagem II, quando fizemos transformações e finalizamos o espetáculo”, explica Salles.
O aluno explica que a mostra é uma convocatória do Itapu Cultural para que sejam discutidas as tendências do teatro no Brasil e o que as faculdades estão propondo para a área. Professores e diretores estarão reunidos para debater sobre a cena. “Eu e a colega Bruna Johann seremos os representantes do grupo durante todo o evento. Vamos explicar como aconteceu o processo de montagem do espetáculo dentro da Uergs e acompanhar as demais produções nacionais”, diz Jocteel.
Atores e equipe técnica vão embarcar no próximo dia 24 de janeiro para São Paulo e ficam durante dois dias para entrarem em cena no palco, que fica na Avenida Paulista. Durante a tarde de quinta-feira, 10, atores e atrizes realizaram o primeiro ensaio de 2019 da peça “Nosso Estado de Sítio”, que teve estreia em novembro passado no teatro Therezinha Petry Cardona.
Com tamanha surpresa sobre a escolha do trabalho montado juntamente com os colegas e professores, Jocteel Salles diz que é uma alegria enorme participar do evento. “É um grande privilégio e uma forma de validar este processo de experimento e discussão da importância do teatro”, aponta.
O ator destaca, ainda, a importância da troca de experiências com os colegas de todo o Brasil. “Teremos uma riqueza neste eixo teatral. Vai agregar muito para a nossa formação no Teatro”, finaliza.
Ficha Técnica
1. Bruno Marques – Ator
2. Charlene Uez – Atriz
3. Felipe Vigel – Ator
4. Gabriela Lemos – Ator
5. Jocteel Salles – Ator
6. Fayola Oliveira – Atriz
7. Lucas Peiter – Ator
8. Marcelo Adams – Diretor e Ator
9. Marina Martins – Atriz
10. Mônica Blume – Atriz
11. Pâmela Magalhães – Atriz
12. Paula Silveira – Atriz
13. Paulo Rosa – Ator
14. Rodrigo Waschburger – Ator
15. Savana Flores – Atriz
16. Bruna Johann – Operadora de Luz
17. Rafaela Fischer – Contrarregra
Mais sobre “Nosso Estado de Sítio”
O espetáculo é dirigido pelo professor Marcelo Ádams e tem a participação de 15 alunos em cena, além do próprio Marcelo atuando na montagem. Durante as aulas, os alunos foram provocados a identificar no texto Estado de Sítio situações semelhantes com a política.
Além disso, deveriam ser observadas as doenças que afligem a população: ameaças de totalitarismo, retirada de direitos adquiridos, recuo nas políticas de direitos humanos e reconhecimento da existência de diversidade nos mais variados âmbitos da existência humana.
A montagem busca apresentar, entre outras coisas, a teatralidade escancarada, soluções cênicas que não se propõem a reproduzir ações realistas, para que se concretize em cena uma poesia possível, surgida da expressão dos corpos.
Conforme a sinopse, o espetáculo também usa a linguagem teatral como território privilegiado para falar do que é caro aos jovens estudantes, nesse momento de indefinições extremas no que tange à manutenção de um regime democrático no Brasil. O público poderá observar a história da chegada da peste na cidade litorânea chamada Cades.