O ano está chegando ao fim e, após definir as metas para 2020, já é hora de correr atrás dos objetivos. Principalmente no que se refere aos estudos. Seja o curso de inglês, as atividades da escola ou pesquisas desenvolvidas por acadêmicos, é importante não deixar de aprender, mesmo que em menor ritmo, durante as férias de Verão. O período é propício para deixar os livros de lado e ficar o tempo todo “de pernas para o ar”. Essa atitude, no entanto, pode ser muito prejudicial no momento da volta às aulas. É importante se planejar e fazer uma lista de tarefas a cumprir diariamente, a fim de não esquecer o conteúdo aprendido ao longo do ano.

Não é preciso se desesperar, afinal, com excesso de cansaço é possível que você deixe de render tanto quanto era esperado. Com um plano de estudos bem estruturado, foco e organização, é possível aproveitar o período sem perder completamente o ritmo. O ideal é equilibrar momentos de estudo e descanso. Afinal, todo mundo merece curtir uns dias de folga também, não é mesmo?

Eleja prioridades
Escolha quais são os pontos em que você mais precisa de atenção. Se é o Inglês, por exemplo, deve focar na conversação, leitura ou redação de textos? Crie uma escala dos conteúdos e disciplinas na ordem de importância e de dificuldade. A partir disso, fica mais fácil determinar aquilo que será priorizado nesses dias de Verão.

Procure material de apoio
Não fique apenas nos conteúdos vistos durante o ano. Busque professores online, sugestões de textos, livros e até filmes que possam te ajudar a se aprofundar nos temas a serem revisados. Lembre-se: você está em período de férias e se restringir a materiais que já utiliza durante as aulas, pode fazer você abandonar os estudos nessa época, prejudicando a volta às aulas.

Conteúdos divertidos
O estudo durante as férias não precisa ser chato, não é mesmo? Pode ser uma simples revisão do conteúdo, através de vídeos na internet, jogos que tenham a ver com o assunto ou até experiências científicas divertidas. Para quem planeja fazer o vestibular em 2020, no entanto, o fim de ano é o período ideal para focar nos conteúdos que devem cair na prova, bem como na produção de texto. Assim, você chegará ao início das aulas com uma vantagem sobre quem usa os meses de janeiro e fevereiro apenas para descansar. Fazer um passeio educativo, como em um museu, galerias de arte, assistir a um filme cultural ou fazer uma viagem histórica pode muito interessante também.

Plano de estudos
O primeiro passo é fazer um planejamento. Foque no seu objetivo e determine metas diárias ou semanais. Não deixe para começar a se dedicar na última hora. Estipule um período diário para estudar. Para isso, determine qual o melhor momento do dia para que você não deixe de cumprir sua agenda porque surgiram outros compromissos. Mas você não precisa ficar engessado no cronograma feito nos primeiros dias do ano. É importante revisar ele sempre, a fim de adaptar às mudanças que ocorrem no decorrer do tempo.

Deixe seu comentário