Mesmo no período de isolamento social, a rotina de estudos deve seguir

O coronavírus parou o mundo, não é novidade para ninguém. Com isso, instituições de ensino lutam contra o tempo para não deixarem que alunos percam nenhum conteúdo ou até mesmo o semestre, seja no ensino fundamental, médio ou superior. Nessa época de isolamento social, a população procura entretenimento dia a dia para definitivamente não enlouquecer dentro de casa. Portanto, esse momento é oportuno aos alunos que não querem perder o ritmo dos estudos.

A maioria das instituições estão tendo aulas ou exercícios à distância, a fim de diminuir os impactos da pandemia pelo menos na área da educação. A seguir, veja algumas dicas de como aproveitar a quarentena em prol da educação, evitando a perda de conteúdos e até mesmo notas na escola.

Ferramentas como videoaulas auxiliam a sanar dúvidas

Rotina de estudos
Para quem normalmente trabalha e estuda, por exemplo, reorganizar a rotina acrescentando um período de estudos em casa pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível. Relembre todas as suas tarefas diárias durante a quarentena e monte uma agenda com o horário de cada afazer, assim, com certeza haverá um espaço para os estudos, que pode ser o mesmo todos os dias, ou não. É de sua escolha. A dica é que pelo menos inicialmente a rotina de estudos seja semelhante aos horários das aulas presenciais, assim, seu cérebro assimilará de maneira mais rápida.

Local ideal
Durante essa época de quarentena, não tem jeito, estudar deitado embaixo das cobertas não vai ser uma boa ideia. O local pode até ser no seu quarto, mas de preferência onde tiver uma escrivaninha ou mesa à sua disposição. Busque, ainda, exercer seus estudos em local bem iluminado, arejado e silencioso. Vale lembrar que a conexão com a internet pode ser bem útil, então, caso seja possível, fique onde ela seja estável. Sabemos que hoje em dia o celular pode auxiliar muito na hora dos estudos. Porém, nem por isso o aparelho deixa de ser uma distração. Desligue as notificações das redes sociais para focar no conteúdo.

Cronograma
Organize seus horários de modo que todas as disciplinas estejam presentes. Uma dica é intercalar entre o que você acha mais fácil com o que acha mais difícil, assim não pesa e nem te dá muita moleza. Separe, ainda, um tempo maior para as matérias mais complexas que você sente maior dificuldade.

Informações
Não se esqueça de que se tiver dificuldade com conteúdos, eles não podem simplesmente serem esquecidos. Use a internet a seu favor. Procure métodos para entendimento do assunto. Existem inúmeros aplicativos para sanar eventuais dúvidas, sem contar o Google. Ainda, videoaulas são cada vez mais utilizadas.

Deixe seu comentário