Foto: reprodução internet

Passado o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 3 e 10 de novembro, é hora de intensificar os estudos para a prova. Alguns candidatos às bolsas e certificado de conclusão do Ensino Médio já estão em plena leitura dos conteúdos e outros começam apenas agora o período de estudos específicos para o Enem.

Organização e cumprimento das metas são fundamentais nestes próximos cinco meses que os estudantes terão para se preparar e mandar bem na prova. Será preciso planejar os conteúdos cobrados no teste e perceber quais os mais difíceis, o que varia de pessoa para pessoa. A partir disso, é importante estipular um tempo diário para verificar as matérias, o que deve acontecer de segunda a sexta-feira, conforme indicam os especialistas. Simulados com questões que caíram em outras edições do Enem também devem fazer parte da rotina dos candidatos.

Quantas horas por dia?
Há quem tenha disponibilidade para estudar quatro horas por dia, mas outros, em função de trabalho e escola, possuem menos tempo. Independente da sua disponibilidade, reserve ao menos uma hora e mantenha esta rotina todos os dias. Comece aos poucos, aumente o tempo gradativamente, pensando que quanto mais você estudar maior será o aprendizado. Isso influencia positivamente no resultado da prova.

Por onde começar?
Reúna cadernos, livros, apostilas e resumos que tenha feito sobre conteúdos já vistos em aula ou pesquisados especificamente para o Enem. Tente anotar explicações dadas pelo professor durante a aula, pois isso facilita o entendimento durante o período de revisões. Vale pesquisar na internet, mas observe se o site é confiável e não abra as redes sociais em seu navegador.

Local apropriado
O ambiente de estudos influencia no rendimento e na atenção depositada no que se está aprendendo. Para tanto, evite ficar em locais com focos de distração. Salas com televisões, celular por perto, redes sociais abertas e até mesmo animais de estimação podem ser focos de distração. Biblioteca e espaços de estudos são bons, pois lá você vai encontrar pessoas estudando e isso trará ânimo e foco para o estudo. Quarto silencioso e bem iluminado também é um bom local.

Defina prioridades
Você não precisa concentrar o mesmo tempo e foco em todas as matérias. Priorize os conteúdos em que você tem mais dificuldade e também nos que possuem maior peso no Enem. Sim, existem áreas que possuem notas de maior valor tanto no Enem quanto nas universidades. Vale lembrar que o Enem tem as matérias que aparecem mais, portanto, foque nestes temas.

Quantos dias por semana?
O Enem acontece em menos de seis meses e por isso é preciso intensificar os estudos. Tente ler os conteúdos e fazer exercícios diários e, se possível, fazer alguns simulados nos finais de
semana. Períodos de descansos são bons para evitar estresse.
Pense nisso!

Deixe seu comentário