Um dos comportamentos rotineiros dos gatos é deixar a ração na beira do pote. Além da personalidade de cada felino, essa prática acontece em função da sensibilidade deles nos bigodes ao se aproximarem das bordas do comedouro. Essa é a chamada “Fadiga do Bigode”.

Alguns animais costumam comer apenas o meio da refeição. Outros, para evitar o problema, puxam com a pata à ração para fora do pote. Tem aqueles que comem um pouco e reclamam por mais, mesmo que o comedouro esteja “cheio” ao ver do tutor, entretanto, isso são sinais de que comer já esta sendo um incômodo.

Os bigodes felinos são pelos sensoriais de orientação e possuem muita sensibilidade. De cada lado, são 12 pelos principais, com raízes profundas e uma série de terminações nervosas. Ele têm como função captar movimentos de vibração do ar, conhecido como “vibrissae”. Isso permite o movimento de precisão dos felinos. A dificuldade também é uma questão geométrica, já que a focinho do felino impede uma boa “chegada” nas bordas.

Por isso que os gatos evitam mexer no local. Acaba não sendo agradável amassar os bigodes nas laterais do pote para comer a ração. Para os tutores, é interessante entender este hábito, a fim de saber quando a prática se torna prejudicial ao animal. É preciso observar quando o gato prefere até não se alimentar, por conta de tentar evitar o problema.

Uma solução é trocar o pote e oferecer uma ração atrativa ao gato, se a dificuldade para comer continuar, procurar um veterinário. O comedouro ergonômico é uma boa dica para evitar os problemas no bigode do gatinho.

Confira dicas para a hora de escolher o comedouro
Material: O plástico e o metal são materiais que os gatos gostam. Já a cerâmica e o cristal não são recomendáveis pela facilidade de quebrar.
Bordas: As bordas suaves e arredondadas e não muito elevadas são as melhores, para que possa ser confortável ao animal.
Antiderrapante: Evitar o movimento do comedouro durante a alimentação é um aspecto importante. Alguns potes já oferecem esta proteção, no caso dos de metal, o material antiderrapante evita o atrito e barulho no chão.
Tamanho: Deve ser adequado para a idade e tamanho do animal. Assim, o animal vai se alimentar corretamente.
Limpeza: Após a compra do comedouro, é necessário manter o objeto limpo sempre. Faça a limpeza com sabão neutro e água, pelo menos uma vez ao dia.

Deixe seu comentário