Espaço Comunitário promove primeira Feira de Economia Solidária neste sábado, das 10h às 16h. Ideia veio após participação dos coordenadores na 25ª Feira Internacional do Cooperativismo, em Santa Maria. Foto: reprodução Facebook

Neste sábado, 11, das 10h às 16h, será realizada a primeira Feira Alternativa no Espaço Comunitário Vale do Caí. O endereço é rua Santos Dumont, n°1133. A feira fomenta o consumo consciente e promove a produção coletiva. De acordo com um dos idealizadores, Ezequiel Souza, um dos objetivos é empoderar empreendimentos solidários, para que tenham um lugar de comercialização e, consequentemente, retorno financeiro. “E também criar no consumidor uma consciência de consumo equilibrado e baseado numa ideologia ambiental, cooperativista. Basicamente empoderar quem expõe e criar consciência em quem consome”, destaca Ezequiel.

Produtos orgânicos, hortifrutis produzidos dentro da agricultura familiar, pães caseiros e ovos coloniais serão apenas algumas das opções disponíveis na Feira. Linha de produtos de limpeza biodegradáveis, artesanato e Feira das Artes Visuais da Uergs também integram a lista. “Além de copos coletores e fraldas descartáveis ecológicas, também teremos, no evento, um brechó para trabalhar essa questão do consumo diante da indústria da moda”, destaca.

A primeira edição, de acordo com Ezequiel, nasce da participação do Espaço Comunitário e Coletivo Órbita na 25ª Feira Internacional do Cooperativismo, em Santa Maria. “O Espaço Comunitário foi convidado para compartilhar junto da Juvesol, que é a Juventude da Economia Soldiária, a nossa experiência de coletividade no Espaço. E foi dessa experiência que despertamos para a criação da Feira. Eu me propus a mapear empreendimentos de economia solidária em Montenegro”, explica Ezequiel.

Deixe seu comentário