Castelo Rá-Tim-Bum foi uma séria exibida e produzida pela TV Cultura no Brasil e comercializada para outros países da América Latina

Quem se divertiu entre 1994 e 1997 com o mundo fantástico do Castelo Rá-Tim-Bum tem a chance de conhecer de perto os cenários e a história do programa produzido pela TV Cultura para o público infantil. Uma exposição no Shopping Praia de Belas reproduz os ambientes da série que marcou a infância de muitos brasileiros.

Porteiro recebe visitantes com a famosa frase “Klift Kloft Still, a porta se abriu!” .Foto: Divulgação Praia de Belas

Ao entrar no cenário encantado, o público é recebido pelo famoso Porteiro de lata, aquele que dizia “Klift Kloft Still, a porta se abriu!” e por uma projeção do Nino, gravada pelo ator Cássio Scapin, que interpretou o personagem. Seguindo o passeio pelo castelo, os fãs encontram a cobra Celeste, escondida no seu local preferido: na árvore. Celeste foi substituída por um boneco mecânico, porém ela conversa com as crianças na voz original do personagem.

No espaço, também foram recriados a Biblioteca do Gato Pintado e o esgoto dos monstrinhos Mau e Godofredo. Outro destaque da exposição são os figurinos originais, alguns bonecos e objetos utilizados na gravação da série, que teve 90 episódios, além de um especial.

Algumas passagens de ambientes possuem escorregadores para as famílias se divertirem

A atração oferece experiências para a família inteira e teve adaptações para que o público possa interagir. As pessoas podem passear pelos dutos de Mau e Godofredo, os quais foram transformados em escorregadores. Na banheira do Ratinho, também é possível tirar fotos. Durante o percurso, televisões exibem trechos do programa, que deu vida aos personagens Nino, Dr. Victor Stradivarius, Tia Morgana, Zequinha, Biba e Pedro, bem como bonecos falantes.

A Mostra fica em cartaz até 25 de agosto na Praça de Eventos da Ala Norte, no primeiro piso do Shopping Praia de Belas. Os horários para visitação, de terça a sexta-feira, são das 13h às 21h; aos sábados, das 11h às 22h; e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.
Os ingressos custam de R$ 10,00 a R$ 24,00 e podem ser adquiridos pelo site www.ingressorapido.com.br/casteloratimbum ou na Hits Store (Praia de Belas Shopping – Av. Praia de Belas, 1181).

Professora leva personagens e músicas para a sala de aula
Por mais que o Castelo Rá-Tim-Bum tenha feito sucesso e encerrado as atividades durante os anos 1990, o programa ainda possui fãs que se lembram das músicas, dos seus personagens e cenários. A professora montenegrina Aline Kerber Bruniczak, 33 anos, passou a infância e parte da adolescência em frente à TV, assistindo ao Castelo no canal 7.

Segundo Aline, as músicas e os personagens eram maravilhosos. “Adorava a Caipora porque ela trazia toda aquela representação sobre a Amazônia”, revela a professora. Todas essas memórias do programa, Aline Bruniczak expõe aos alunos de séries iniciais, levando à sala de aula os bons exemplos do Castelo Rá-Tim-Bum.

A professora conta que seus alunos adoram conhecer as músicas e histórias dos personagens. “Já usei muito as músicas e vídeos do Ratinho para trabalhar hábitos de higiene, como banho e escovação. Também utilizo a música super conhecida do castelo ‘Lavar as Mãos’ para incentivar os pequenos”, diz Aline.

Por dentro das informações sobre a exposição em Porto Alegre, a montenegrina já está planejando, com o marido, a ida para rever os personagens que marcaram sua infância. “Vamos no início de julho”, prevê Aline.

Deixe seu comentário