Representatividade importa, sim! E falta representatividade feminina – ainda, infelizmente – em muitos âmbitos. Na indústria cinematográfica não é diferente. E para rememorar as mulheres que tanto contribuem com a produção de obras da sétima arte, sem muitas vezes terem o devido reconhecimento e valorização, listamos filmes dirigidos por elas. Alguns ainda chegarão às telas em 2018, outros já foram exibidos no início do ano e conquistaram a crítica mundo afora, caso de Lady Bird, a hora de voar. Confira:
-On the Basis of Sex, dirigido por Mimi Leder, sem previsão de estreia. O filme conta a história de Ruth Bader Ginsburg, a segunda mulher na história a se tornar juíza na Suprema Corte Americana e a primeira judia. Antes de ser nomeada, em 1993, Ginsburg já militava pelos direitos das mulheres.
-Lady Bird, a hora de voar, dirigido por Greta Gerwig, estreou em fevereiro, concorrendo ao Oscar de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro original . Christine “Lady Bird” MacPherson está no último ano da escola e se sente deslocada. Ela quer aventura, sofisticação e oportunidades, mas não encontra nada disso em sua escola na pequena cidade de Sacramento. O filme acompanha sua jornada no último ano e suas descobertas da juventude.
-Mary Queen of Scots, dirigido por Josie Rourke, estreia em 2 de novembro. Filme sobre a história de Mary Stuart, rainha da Escócia que entrou em uma disputa pelo trono da Inglaterra com Elizabeth I, sua prima. Mary ficou presa por 18 anos e foi executada.
– Aos teus Olhos, dirigido por Carolina Jabor, estreia em abril. O filme conta a história de Rubens (Daniel de Oliveira), um professor de natação infantil que sofre uma acusação inesperada de uma mãe, via rede social, que provoca um linchamento virtual imediato, desenrolando a trama.
– Uma Dobra no Tempo, dirigido por Ava DuVernay, estreia em 29 de março.
-Praça Paris, dirigido por Lucia Murat, sem previsão de estreia.
-Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi, dirigido por Dee Rees, estreou em fevereiro.
-You Were Never Really Here, dirigido por Lynne Ramsey, estreia em 6 de abril.
-A Festa, dirigido por Sally Potter, estreou em fevereiro.
-The Nightingale, dirigido por Jennifer Kent, estreia neste ano.