Plantio promovido pelo Ecosia no Brasil de 2016 a 2019. Foto: reprodução internet

Criado em 2009, o Ecosia é uma alternativa sustentável ao Google. As pesquisas feitas na plataforma transformam-se em árvores em países como Brasil, Etiópia, Indonésia, Madagascar, Marrocos, Nicarágua, Peru e Tanzânia. Até o momento, mais de 65 milhões de mudas já foram plantadas. Os números são atualizados em tempo real na página do mecanismo e um novo plantio ocorre a cada 45 buscas. Parece muito? O tempo entre elas costuma ser de menos de um segundo.

O Ecosia é gratuito e um contador no canto superior direito usa um ícone no formato de árvore para informar a quantidade de buscas já realizada pelo usuário. Os servidores do Ecosia funcionam movidos a energias 100% renováveis e cada busca realizada é capaz de remover aproximadamente 1 kg de CO² da atmosfera. Um artigo publicado no blog oficial da plataforma estima que, se ela fosse tão grande quanto o Google, suas ações poderiam absorver 15% das emissões globais de CO².

No Brasil, o buscador decidiu plantar um milhão de árvores. A promessa veio antes dos incêndios ocorridos na Amazônia e a crise ambiental apenas intensificou o projeto, pois agora, o plano é plantar mais dois milhões de mudas no país.

Você pode plantar árvores enquanto busca diretamente no site da plataforma, baixar uma extensão disponível para Chrome ou fazer download dos aplicativos móveis disponíveis para Android ou iOS.

Deixe seu comentário