Foto: reprodução internet

É Primavera, te amo
É Primavera, te amo, meu amor
Trago esta rosa, para te dar
Trago esta rosa, para te dar
Trago esta rosa, para te dar…

O clássico de 1970 eternizado na voz e balanço de Tim Maia é a perfeita tradução do sentimento que esta estação traz. É Primavera, época de flores e de nos abrirmos para as alegrias futuras. É nesta época que os jardins ganham ainda mais importância nas casas e pátios. Engana-se quem pensa que jardim é tudo igual. Existem tendências também para eles. Vem conhecer as da temporada 2019/2020?

Árvores frutíferas em casa
Sim, essa possibilidade é bem mais ampla e viável para quem tem espaço em casa. Mas não é impossível aos demais. É possível plantar árvores frutíferas em vasos. Acerola, limão e jabuticaba estão entre as árvores que permitem isso. Mas a prática exige cuidados especiais. A profundidade do vaso deve ser grande e eles precisam estar em locais com muita incidência de luz e circulação de ar, ou a planta não irá se desenvolver.

Mini jardim
Uma tendência super em alta são o mini jardins ou terrários. Com apartamentos e casas cada vez menores e com áreas abertas reduzidas, eles são montados em diversos tipos de vasos, potes, jarras, bacias, copos ou o que a sua criatividade deixar. Fica lindo e está na moda mesclar plantas e objetos decorativos em um só lugar.

Plantas dentro de casa
Quer dar vida à casa, mas não tem espaço? Existem plantas que convivem melhor em ambientes fechados. Entre as mais utilizadas estão as suculentas – que necessitam de baixa manutenção. Outras plantas, como musgos, samambaias, maranta e violetas também são ideais para alegrar a sua casa.

Jardim vertical
Adaptável a espaços de diversos tamanhos, o jardim vertical é uma forma de se aproximar da natureza ocupando pouco espaço. Também é uma forma de decorar o espaço, já que é possível brincar com as cores de diversas flores. Mas cuidado na hora de escolher as plantas. Evite aquelas com raízes grandes ou agressivas, pois no suporte vertical elas não têm espaço para crescer e geralmente pesam demais, podendo comprometer a estrutura.

Como fazer um terrário?
Para fazer um terrário ou mini jardim são necessários alguns produtos. Você os encontra facilmente em floriculturas ou lojas especializadas:
Solo: deve ser leve e de boa drenagem, de preferência com musgo. Se possível, com o musgo esfagno;
Cascalho e pedrinhas: elementos que favorecem a drenagem e, além disso, deixam a composição charmosa;
Carvão ativado: Se o recipiente não tiver orifício para drenagem, não esqueça de adicionar pedaços de carvão ativado;
Musgo: é uma boa ideia já que ele age como uma esponja que absorve o excesso de umidade;
Utensílios básicos: Luvas, vasos, pazinha e um regador;
Enfeites: Vão do gosto de cada um. O certo é que, de anões de jardim até plaquinhas divertidas, passando por diversos tipos de pedras, as opções são infinitas.

Deixe seu comentário