Eda gosta de acompanhar contas como @mãenamassa e @casadembamba101

Conheça a história das duas donas de casa, Eda Flores (@edacasablog) e Janaína Pereira (@cozinhadajan), que reúnem diversos seguidores compartilhando truques testados, gastronomia e cuidados pessoais.

Entre rotina e dicas para a casa
Tudo começou com um grupo no WhatsApp. Eda Flores e suas amigas compartilhavam dicas úteis entre si. A dona de casa sempre gostou de procurar métodos diferentes para resolver os “probleminhas” do dia a dia em sua casa. Foi assim que surgiu a ideia do @edacasablog. “No WhatsApp era ruim, pois as mensagens sumiam depois de um tempo. Então resolvi criar a conta no Instagram. Se a pessoa quiser pode encontrar tudo lá”, conta.

foto: reprodução/internet

No ano de 2017, então, Eda criou sua conta. Natural de Montenegro, na época ela residia na cidade do Rio de Janeiro, local que ajudou a alcançar um público maior em suas postagens. “As empresas jovens procuravam bastante”. Após, morou em Minas Gerais, onde conseguiu diversas seguidoras. Atualmente, o “InstaBlog” conta com dicas para casa, culinária, viagens, beleza e a rotina da Eda – uma das coisas preferidas das seguidoras.

Além de criar conteúdo, a dona de casa também tem seu Instagram como uma fonte de renda. “As empresas fazem contato para a gente testar os produtos e divulgar. Eu acho que essa mudança, tecnologicamente falando, ajudou. Quando queremos uma dica, procuramos na internet e hoje as empresas investem muito mais nisso”, explica.

A família apoia a iniciativa. A irmã mais nova acompanha de perto. Mas alguns parentes mais velhos ainda estão se acostumando com a novidade. “Eles sempre perguntam pra que tirar fotos e fazer vídeos toda hora”, conta, rindo. Entretanto, ela revela que a família e marido sempre deram apoio. “Minha mãe fez uma conta para me acompanhar”, fala.

Entre as histórias engraçadas, Eda relembra quando estava em uma farmácia e foi reconhecida pela caixa por conta das unhas. “Ela disse que conhecia a minha mão. Mostrou que me seguia. Foi bem legal”, conta. Já em uma viagem a São Paulo, depois de postar que estava na Avenida 25 de Março, uma seguidora que morava próximo ao local foi ao seu encontro. “Ela me deu presentes. Depois, fomos para uma loja com objetos para a casa juntas”, finaliza.

Jan faz postagens diárias. Alguns dias, chegam a ser duas. . foto: ACERVO PESSOAL

Uma forma de tornar divertidos os afazeres do lar
A conta do Instagram da Jan já existia há um tempo. Faz três meses que Janaína Silveira de Souza Pereira resolveu transformar o espaço em um lugar de receitas e dicas testadas. Hoje, a conta já acumula mais de 24 mil pessoas. “As pessoas foram aparecendo de forma orgânica”, explica.
Formada em marketing e propaganda, atualmente Jan é dona de casa. Foi após um quadro de depressão que ela resolveu tornar sua conta uma motivação para voltar a cuidar de sua casa. “O Instagram veio pra me ajudar a transformar aquilo que era chato e pesado em algo divertido”, explica. Jan começou seguindo um cronograma de limpeza e aumentando um cômodo por dia. “Ainda não sou a profissional da faxina, mas me ajuda a manter a mente no lugar”, comenta.

A dona de casa conta que o feedback é positivo. “Algumas trazem sugestões de novos posts ou pedem dicas específicas”, conta. Os posts de dicas testadas foram surgindo com as necessidades do lar. Como exemplo, Jan conta que seu guarda roupas estava manchado, ela foi testando coisas até dar certo. Se funcionar, vira post para os seguidores.

Entre as histórias engraçadas, Jan explica que já aconteceu dos amigos aprenderem um truque no seu Instagram e não ver que a conta era dela. “Eu falei ‘fui eu que postei’ e eles ficaram ‘esse Instagram é teu?’”, comenta.

Na @cozinhadajan, as pessoas podem conferir indicações sobre diversos temas. “É basicamente um pouco de tudo que uma dona de casa busca na internet”. Entre faça você mesmo, truques de limpeza e organização e receitas práticas.

Deixe seu comentário