Escolher a melhor ração para seu cão ou gato é uma tarefa mais complicada do que parece. As opções são inúmeras e os valores também. O ideal é não se deixar levar pelo marketing e procurar orientação do veterinário em caso de dúvida. O paladar do animal e se o pet vive em apartamento ou em local aberto também precisam ser levados em conta.

As rações econômicas têm um custo menor, mas não são indicadas porque têm baixa qualidade nutricional. Os alimentos Premium e super Premium são os mais indicados, pois possuem melhor digestibilidade.

As rações Premium são classificadas como primeira qualidade, visto que seus componentes são puramente de origem animal, e têm valor acessível. Já as super premium são formuladas usando carne de ovinos, frango, bovino e etc, tendo um excelente valor protéico para estes animais. Essa linha tem as rações terapêuticas e os alimentos para cães idosos.

Saúde
Saber se o pet tem alguma necessidade especial é o primeiro passo. Essa orientação somente o veterinário pode dar. Ele dirá se há ou não alguma característica específica que vai determinar a melhor ração. Pode ser uma alimentação baseada em dieta especial para obesidade, ou ração medicamentosa para problemas cardíacos, renais, hipoalergênicos, entre outros.

Tamanho do pet
Cães de porte pequeno se desenvolvem mais rapidamente, gastam muita energia e têm expectativa de vida mais alta em relação aos animais de porte maior. Em compensação, eles têm mais dificuldade para morder grãos maiores de ração. O tamanho do animalzinho deve ser levado em conta ao escolher o alimento.

Raça específica
Ração especial para raças específicas é mais do que um supérfluo. As raças constantemente apresentam problemas de saúde específicos, como, por exemplo, o Labrador tem tendência a desenvolver problemas ósseos e insuficiência renal. Já o Shih-tzu, úlcera de córnea, dor de ouvido e pedra nos rins. Os alimentos para raças específicas têm nutrientes que ajudam a prevenir essas enfermidades, ajudando o pet a viver mais tempo ao nosso lado.

Deixe seu comentário