Fotos: reprodução internet

O banheiro de uma casa é um ambiente que demanda muita atenção, especialmente no que se refere à higiene, limpeza e organização. Por exemplo, na hora do banho e de abrir o chuveiro, o banheiro acaba ficando todo molhado, o que pode ser incômodo, além de ser um convite para acidentes. Uma divisão entre a área do chuveiro e o restante do banheiro, chamada de Box/Boxe, pode ser a solução. Mas então vem a dúvida: é melhor o box de vidro ou de acrílico? Como escolher?

Box de vidro ou acrílico: qual o melhor?
Os boxes são estruturas de alumínio que são complementadas por placas de vidro ou acrílico. Dividem-se em quatro tipos principais: os retos, angulares, conjugados à banheira e os com dobradiças. Tem por função principal manter o banheiro seco e organizado.
Também se tornaram alvos de decoradores, que buscam aliar o design com a funcionalidade destes componentes, conferindo estilo, luxo e conforto para os banheiros.
Existem diversos tipos de materiais para box de banheiro. Dois dos mais importantes e mais utilizados são os boxes de acrílico e de vidro. Vejamos um pouco sobre cada um para que você possa escolher o melhor o entre box de vidro ou acrílico.

A Comparação
• Box de vidro – O box de vidro é um material mais caro, porém, mais durável, então tem o melhor custo benefício para um box de banheiro. A desvantagem dos boxes de vidro é a limpeza. Por causa do uso do sabonete ou shampoo, o vidro mancha com maior facilidade. Em contrapartida, o material é bastante resistente, salvo em caso de uma pancada muito forte. São transparentes, deixa uma sensação estética mais agradável e limpa, onde à primeira vista não é perceptível visualizá-lo.

• Box de acrílico – Uma das principais vantagens do box de acrílico é o preço. São mais econômicos, porém a sua resistência é menor e pode quebrar com muita facilidade. A limpeza é mais fácil em teoria, pois as manchas não ficam visíveis, pelo material ser mais opaco, porém, com uma limpeza ineficiente, podem criar mofo, principalmente no verão quando a umidade do ar é bastante alta. Caso ocorra sujeira acumulada, a limpeza se torna mais difícil. A deterioração dos boxes de acrílico é mais rápida do que as dos de vidro, por isso é importante que eles tenham um suporte de alumínio, que são materiais resistentes à ferrugem. Caso ocorra a quebra, é necessário a troca imediatamente, pois há risco de acidentes com partes cortantes.

Box de Vidro ou Acrílico: escolha pela durabilidade
Depois de conhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo de box de banheiro, fica mais fácil saber qual usar. Sempre é importante optar pelo que tem a vida útil maior, que seja mais esteticamente bonito, elegante e discreto no banheiro.
Boxes de acrílico são materiais bastante leves e são cerca de 50% mais baratos que os de vidro, porém, tendem a riscar com mais facilidade e ficar logo com um aspecto ruim. O vidro é mais bonito e durável, mas é preciso ter atenção na escolha, que deve ser sempre um vidro temperado com espessura grossa para conferir segurança a quem toma banho.
Os vidros dos boxes de hoje em dia, possuem um tratamento que repelem as manchas de água, o que evita também acumular sujeira, porém, os boxes de vidro são mais caros. As ferragens e acabamentos de box de acrílico, é sempre comum e o box de vidro tem maior variedade, deixando os banheiros sempre elegantes.

Atenção!
Independente do material dos boxes é importante ter atenção com o estado deles. É preciso verificar qualquer irregularidade, como portas que não deslizem livremente ou se há algum outro problema que esteja interferindo em sua função. É necessário realizar a manutenção periódica dos boxes, em especial, quando eles estiverem apresentando alguma diferença no material.

Compartilhar

Deixe seu comentário